A Toyota deve ser uma das primeiras fabricantes de automóveis do mundo a lançar um veículo de passageiros movido por baterias de estado sólido. A empresa vem falando sobre seus objetivos de estado sólido há anos, mas agora seus planos para começar a construir carros com essa tecnologia de bateria foram validados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, e o início oficial da produção está previsto para algum momento em 2026.
A produção inicial será muito limitada, mas será ampliada durante 2027 e 2028, embora ainda possa haver contratempos que a adiem novamente. No entanto, a produção em massa real está planejada para "2030 e além", de acordo com uma publicação no Toyota Times.
Em um recente comunicado à imprensa publicado pela Toyota, o fabricante diz que começará a produção de baterias de estado sólido "a partir de 2026" e que isso será "implementado gradualmente". Com sua bateria de desempenho de próxima geração (que será construída por dois terceiros para a Toyota), ela deseja atingir uma meta de produção anual de 9 gigawatt-horas, embora esse número combinado seja alcançado ao longo do tempo.
O plano é fazer tanto as baterias de estado sólido quanto as novas baterias de alto desempenho no Japão, embora observe que "é uma indústria intensiva em equipamentos, exigindo grandes investimentos em instalações significativas. Para manter e aprimorar as capacidades e tecnologias de fabricação dentro da indústria de baterias do Japão, incluindo indústrias de equipamentos e fabricantes de materiais, é fornecido suporte governamental."
Essas novas baterias de estado sólido da Toyota prometem tempos de carregamento muito mais rápidos (de vazio a cheio em cerca de 10 minutos) e uma autonomia de até 621 milhas (1.000 km) no ciclo WLTP inicialmente, o que será posteriormente atualizado para 750 milhas. O fabricante inicialmente anunciou que iria lançar um veículo movido a estado sólido em 2020, mas isso nunca se concretizou, e a empresa disse que estava segurando e esperando por uma descoberta para tornar a produção viável.
Ele anunciou uma descoberta em junho de 2023, que, segundo ele, aumentou a autonomia teórica fornecida por essas baterias em 20% para mais de 745 milhas (1.200 km). Houve também algumas apurações anteriores de que o primeiro carro de produção de estado sólido da Toyota seria um híbrido, não um carro elétrico a bateria. Isso faz sentido, já que uma bateria de estado sólido do tamanho de um carro elétrico aumentaria consideravelmente o custo do veículo, enquanto um pacote menor de um híbrido não afetaria tanto o custo total.
A Toyota não é a única montadora com planos de colocar baterias de estado sólido em carros para colher todos os seus benefícios. A MG, de propriedade da SAIC, diz que lançará seu primeiro veículo de produção movido a estado sólido em 2025. Outra marca da SAIC, a IM Motor, já revelou o L6, que possui uma bateria semi-sólida de 133 kWh que promete entregar uma autonomia de até 1.000 km no ciclo de teste chinês CLTC. Carregá-lo por apenas 12 minutos adiciona 400 km de autonomia.
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