A Stellantis anunciou que está investindo mais de 406 milhões de dólares em três de suas fábricas nos Estados Unidos para acelerar a produção de veículos elétricos. Esses investimentos fazem parte da estratégia de eletrificação da empresa e incluem a produção de picapes e SUVs com motor elétrico, ampliando a oferta de modelos de múltiplas fontes de energia.
Um dos destaques é a fábrica de Sterling Heights (SHAP), que será a primeira planta da empresa nos EUA a produzir um veículo 100% elétrico. O modelo em questão é a RAM 1500 REV, uma picape elétrica que estará disponível no mercado no final de 2024. O veículo terá uma estrutura de aço leve e resistente, com autonomia entre 560 e 800 km, dependendo da capacidade das baterias, que variam de 168 a 229 kWh.
A planta também continuará a produzir a RAM 1500 na versão tradicional com motor a combustão interna. A SHAP recebeu mais de 235 milhões de dólares para sua reconversão, permitindo a produção de modelos elétricos e de combustão na mesma linha de montagem.
Outro importante investimento está sendo feito na fábrica de Warren Truck (WTAP), que se prepara para a produção do Jeep Wagoneer eletrificado. Este modelo faz parte de um plano mais amplo de lançamento de quatro modelos elétricos Jeep até 2025. O investimento de quase 98 milhões de dólares permitirá a produção de veículos elétricos e a combustão em uma mesma linha, garantindo maior flexibilidade na fabricação.
A fábrica de Dundee Engine (DEP) também está sendo adaptada, com mais de 73 milhões de dólares destinados à produção de componentes para baterias e estruturas que compõem as plataformas dos veículos elétricos da Stellantis. A produção desses componentes está programada para iniciar entre 2024 e 2026.
Essas ações estão alinhadas com o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, que prevê a eletrificação progressiva de sua frota. A empresa planeja atingir 100% de vendas de veículos elétricos na Europa e 50% nos Estados Unidos até 2030. O compromisso com a neutralidade de carbono até 2038 também é uma das metas globais da Stellantis.
No Brasil, o último grande movimento da Stellantis no campo da eletrificação foi o anúncio oficial da vinda da chinesa Leapmotor, que começará a vender veículos elétricos no Brasil a partir de 2025. Com a expertise da Leapmotor em veículos elétricos e a experiência da Stellantis no mercado automotivo, a marca tenta se firmar como alternativa aos modelos das gigantes chinesas como BYD e GWM.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias