Atualmente, a montadora sul-coreana vende o Niro EV a partir de US$ 39.600 (R$ 223.660), o EV6 a partir de US$ 42.600 (R$ 240.604) e o EV9 por pelo menos US$ 54.900 (R$ 310.075) na América. Obviamente, há espaço suficiente para algo muito mais acessível. É ai que entra o EV3, o menor modelo totalmente elétrico dedicado da empresa até o momento, anunciado inicialmente em maio deste ano.
Sendo um modelo compacto, com quase o mesmo tamanho do extinto Bolt EUV e quase 45 cm mais curto que um Tesla Model Y, o modelo parece ser a fórmula perfeita para a Kia acessar uma faixa de mercado mais focado em mobilidade urbana e uso diário.
Um dos novos recursos do EV3 é o i-Pedal atualizado com um sistema Smart Regenerative, podendo escolher até três níveis de frenagem regenerativa. O compacto também é o primeiro modelo do grupo Hyundai-Kia equipado com a nova tecnologia Smart Regenerative System, que integra tecnologia de direção autônoma com frenagem regenerativa – sensores conseguem ler a distância até o veículo à frente e decidem o quanto frear, enquanto a geração anterior usava apenas GPS e dados de navegação.
Além disso, o Guia de Eficiência na Direção, ou Driving Range Guide, deve incentivar os motoristas a "desfrutar de uma experiência de direção mais eficiente". Os engenheiros também equiparam o EV3 com o primeiro "sistema de absorção de calor simultânea" do mundo, que traz o calor residual de fora e do próprio veículo para reciclagem.
O motor do SUV compacto é do tipo síncrono de ímã permanente capaz de fornecer 150 kW (204 cv) de potência. Acoplado a esse motor, localizado no eixo dianteiro, há um conjunto de baterias disponível em duas capacidades: 58 kWh e 81 kWh.
Kia EV3
Esse é provavelmente um dos principais elementos desse carro: ter um conjunto de baterias tão grande disponível em um carro de 4,30 metros pode fazer toda a diferença. Não que alguns rivais não cheguem perto, pelo contrário, mas até o momento é praticamente um recorde em termos de capacidade.
Falando em potência e carregamento: mantendo uma arquitetura de 400 volts, o EV3 recarrega em corrente alternada com uma potência de 11 kW (mas um carregador de 22 kW chegará como opcional), enquanto em corrente contínua atingirá 128 kW. Boa potência, mas não excelente.
A Kia também diz que, para ''aliviar os anseios'' daqueles que se preocupam com uma boa autonomia, utilizará a maior bateria de sua classe para fornecer uma autonomia de até 599 km com uma carga, no ciclo WLTP, além do coeficiente de arrasto de apenas 0,26, algo que deve ajudar ainda mais na autonomia.
Por último, mas não menos importante, a marca também acredita que é a primeira a introduzir a opção Vehicle-to-Load (V2L) no setor de CUV totalmente elétrico e anunciou que, além dos modelos 2WD atuais, eles também levarão ao mercado o modelo AWD junto com uma variante GT emblemática.
Primeiro veículo elétrico da Kia a ser lançado no Brasil, o Kia EV5 abre caminho para a chegada de outros modelos baseados na nova arquitetura de veículos elétricos. No entanto, o primeiro membro dessa nova família foi o bastante elogiado EV6, que, por ora, está fora dos planos para o nosso mercado. Depois dele a Kia mostrou o EV9, este sim, com grandes chances de vir pra cá.
Com porte médio, similar a um Volvo XC60 ou Audi Q5, o EV5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,75 metros. O porta-malas tem 513 litros, um bom número para a proposta, subindo para 1.718 litros com o banco traseiro rebatido.
O Kia EV5 será vendido na versão Land, por R$ 399.990 com garantia de 5 anos para o veículo elétrico e 8 anos (ou 160.000 km) para a bateria. Neste preço, o EV5 inclui um carregador de emergência, wallbox residencia de 7 kW e as três primeiras revisões, até 60.000 km, gratuitas.
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