A StoreDot começou a trabalhar em suas novas células prismáticas no início do ano. Agora, a empresa israelense informa que suas novas células podem ser recarregadas de 10% a 80% em apenas 10 minutos, sem comprometer o desempenho ou a durabilidade.
As novas células prismáticas assim como as cilíndricas, são células de íon-lítio e, portanto, utilizam dois eletrodos, um separador e um eletrólito, e chegam como uma alternativa às famosas células célula de bateria de carregamento rápido extremo como a XFC, um acrônimo que significa Xtreme Fast Charging, nas quais a StoreDot vem trabalhando há anos e que devem ganhar cerca de 160 km de autonomia em apenas cinco minutos na estação de carregamento.
StoreDot I-Beam XFC
Mas por que os engenheiros decidiram mudar de um formato para o outro? Simples, porque o formato prismático oferece maior proteção mecânica às células. Em outras palavras, ele contém melhor as deformações às quais as células são submetidas durante uma carga de alta potência.
Portanto, com uma estrutura mais confiável, a velocidade de carregamento pode ser aumentada ainda mais. E foi isso que aconteceu.
Amir Tirosh, chefe do departamento técnico, explicou: "A mudança para células prismáticas e os resultados alcançados representam um marco para nossa empresa. Agora temos dois produtos altamente eficientes na área de carregamento rápido. Além de nossas células de bolsa (um tipo de bateria de íon de lítio caracterizada por sua embalagem macia, flexível e leve), que muitos fabricantes já apreciam, também podemos oferecer células prismáticas, que outros fabricantes preferem.
Por falar em pouch (células do tipo bolsa), vários fabricantes de automóveis receberam amostras de pré-produção para testes de avaliação nesta primavera. Um Polestar 5 com uma bateria feita com essas células conseguiu atingir 80% de carga em 10 minutos.
Depois de concluir o desenvolvimento das células de bolsa, que a StoreDot continuará aprimorando para atingir velocidades de carregamento cada vez mais altas, a empresa agora se concentrará na construção de um número suficiente de protótipos de células prismáticas com o objetivo de entregá-los a empresas terceirizadas para testes independentes do desempenho real do novo produto. Os parceiros da StoreDot incluem não apenas o já mencionado grupo Volvo-Polestar, mas também a Mercedes e a VinFast.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem