Bateria que recarrega em apenas 10 minutos já é uma realidade
Novo formato de carregamento ultrarrápido que vai de 10% a 80% em 10 minutos sem danos
A StoreDot começou a trabalhar em suas novas células prismáticas no início do ano. Agora, a empresa israelense informa que suas novas células podem ser recarregadas de 10% a 80% em apenas 10 minutos, sem comprometer o desempenho ou a durabilidade.
As novas células prismáticas assim como as cilíndricas, são células de íon-lítio e, portanto, utilizam dois eletrodos, um separador e um eletrólito, e chegam como uma alternativa às famosas células célula de bateria de carregamento rápido extremo como a XFC, um acrônimo que significa Xtreme Fast Charging, nas quais a StoreDot vem trabalhando há anos e que devem ganhar cerca de 160 km de autonomia em apenas cinco minutos na estação de carregamento.
StoreDot I-Beam XFC
As vantagens do novo formato
Mas por que os engenheiros decidiram mudar de um formato para o outro? Simples, porque o formato prismático oferece maior proteção mecânica às células. Em outras palavras, ele contém melhor as deformações às quais as células são submetidas durante uma carga de alta potência.
Portanto, com uma estrutura mais confiável, a velocidade de carregamento pode ser aumentada ainda mais. E foi isso que aconteceu.
Amir Tirosh, chefe do departamento técnico, explicou: "A mudança para células prismáticas e os resultados alcançados representam um marco para nossa empresa. Agora temos dois produtos altamente eficientes na área de carregamento rápido. Além de nossas células de bolsa (um tipo de bateria de íon de lítio caracterizada por sua embalagem macia, flexível e leve), que muitos fabricantes já apreciam, também podemos oferecer células prismáticas, que outros fabricantes preferem.
Os primeiros clientes já estão em mente
Por falar em pouch (células do tipo bolsa), vários fabricantes de automóveis receberam amostras de pré-produção para testes de avaliação nesta primavera. Um Polestar 5 com uma bateria feita com essas células conseguiu atingir 80% de carga em 10 minutos.
Depois de concluir o desenvolvimento das células de bolsa, que a StoreDot continuará aprimorando para atingir velocidades de carregamento cada vez mais altas, a empresa agora se concentrará na construção de um número suficiente de protótipos de células prismáticas com o objetivo de entregá-los a empresas terceirizadas para testes independentes do desempenho real do novo produto. Os parceiros da StoreDot incluem não apenas o já mencionado grupo Volvo-Polestar, mas também a Mercedes e a VinFast.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030