A HORSE assinou um acordo para fornecer 12.000 motores de 1.0 litro e três cilindros modelo "HR10" (o mesmo utilizado pelo Renault Kardian) por ano para a Lecar, nova montadora brasileira focada em veículos elétricos e híbridos. Esses motores serão utilizados no Lecar 459 Hybrid, um veículo equipado com tecnologia Range Extender (EREV), cujo lançamento está previsto para 2026.

Essa colaboração marca a primeira aplicação dos motores da HORSE para Range Extender em um carro de passeio. A empresa já fornecia soluções semelhantes para clientes de veículos comerciais leves. A Lecar, fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis, busca posicionar-se no mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos, um dos segmentos que mais cresce globalmente. 

Lecar
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O motor HR10, projetado para operar tanto com gasolina quanto com etanol, será utilizado como parte do sistema de powertrain do Lecar 459 Hybrid. Nesse tipo de tecnologia, o motor a combustão não move diretamente o veículo, mas carrega sua bateria por meio de um gerador elétrico a bordo, otimizando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões. A bateria também pode ser recarregada de maneira convencional, como em outros veículos elétricos (EVs).

Segundo Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited, esse acordo com a Lecar representa um marco importante para a empresa no fornecimento de motores a combustão para veículos de passeio com tecnologia Range Extender. Ele também reforça o compromisso da HORSE com o mercado brasileiro e com o desenvolvimento de soluções inovadoras para EREVs, ampliando sua atuação no setor de veículos híbridos.

Lecar
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O primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid foi desenvolvido em agosto de 2024, quando a Lecar adquiriu uma unidade HR10 para testes. O motor, que gera 125 cv de potência e 220 Nm de torque, é fabricado na planta da HORSE em Curitiba. A empresa WEG, parceira da HORSE, será responsável pelo fornecimento do gerador elétrico que integra o Range Extender.

lecar 459
Lecar

Ainda em desenvolvimento, o Lecar 459 Hybrid tem como premissa combinar a tecnologia de motor a combustão flexível com soluções elétricas dentro do objetivo de reduzir a pegada de carbono do veículo.