Mesmo com a nova tarifa de 100% sobre veículos elétricos importados da China, a BYD ainda teria o EV mais barato dos EUA. De acordo com uma nova reportagem, o elétrico mais barato da BYD ainda estaria abaixo de todas as montadoras dos EUA, menos que US$ 25.000 (R$ 135.392).
Após descontinuar a produção de veículos movidos inteiramente por motores de combustão interna em março de 2022, a BYD está na vanguarda da mudança da indústria para veículos elétricos e híbridos plug-in.
BYD Dolphin Mini
No entanto, a BYD vem construindo sua cadeia de suprimentos em todo os mercados que atua há um bom tempo. A empresa começou a construir baterias de íons de lítio em 1996. As baterias da BYD alimentaram os populares smartphones da Motorola e da Nokia no início dos anos 2000.
Seus primeiros empreendimentos na indústria de baterias ajudaram a BYD a se tornar o gigante do setor que é conhecida hoje. Desde o lançamento de sua inovadora bateria Blade em 2020, a montadora continuou introduzindo tecnologias mais eficientes e de menor custo para reduzir os preços.
O carro elétrico mais barato da BYD hoje, o Dolphin Mini, começa em menos de 69.800 yuans (R$ 52.808) na China. Seus modelos elétricos e híbridos acessíveis estão tirando os veículos movidos a gasolina do mercado automotivo da China, especialmente de montadoras estrangeiras.
BYD King
No entanto, a BYD não tem planos de entrar no mercado de automóveis dos EUA (ela já vende ônibus elétricos), disse a CEO da BYD na América, Stella Li. Se o fizesse, poderia ter uma vantagem sobre as montadoras dos EUA.
De acordo com o CEO da AutoForecast Solutions, Joe McCabe (via Nikkei), a BYD ainda teria o veículo elétrico mais barato dos EUA, mesmo com a nova tarifa de 100% sobre as importações de veículos elétricos chineses.
A "super tarifa" entrará em vigor em 27 de setembro e tem como objetivo "proteger os fabricantes americanos das práticas comerciais desleais da China", de acordo com um comunicado à imprensa da Casa Branca.
McCabe disse que o Dolphin Mini para os EUA poderia partir de US$ 12.000 (R$ 65.119). Mesmo com uma tarifa de 100%, a BYD teria o EV mais barato dos EUA por menos de US$ 25.000 (R$ 135.665).
Novo Tesla Model 3
A Tesla, que ainda detém uma liderança dominante (48% de participação em julho) no mercado de veículos elétricos dos EUA, belisca os U$ 30.000 (R$ 162.846) com o Tesla Model 3 de entrada.
As montadoras chinesas, como a BYD, têm uma vantagem com cadeias de suprimentos estabelecidas, o que permite preços mais baixos.
BYD Yuan Pro
Veículos elétricos foram responsáveis por mais de 50% das vendas de veículos de passageiros na China em julho. Nos EUA, os eletrificados foram responsáveis por 8,5% do mercado de veículos leves durante o mesmo período, de acordo com os últimos números da S&P Global Mobility.
Empresas chinesas, incluindo BYD e CATL, também dominam o mercado global de baterias. De acordo com a SNE Research , CATL (35,9%) e BYD (16,5%) lideraram as vendas globais de EV no segundo trimestre com base em remessas.
Nos primeiros oito meses de 2024, a CATL foi responsável por 37,6% do mercado global de baterias para veículos elétricos, enquanto a BYD ficou em segundo lugar, com 16,1%.