GAC Motor: gigante chinesa anuncia oficialmente sua chegada ao Brasil
Investimento de US$ 1 bilhão e planos para fábrica e centro de pesquisa no país
Os investimentos chineses no Brasil continuam em plena expansão. A GAC Group, uma das maiores montadoras da China, confirmou oficialmente nesta quarta-feira (18) sua entrada no mercado brasileiro.
Esse anúncio ocorre algumas semanas após a fabricante chinesa ter divulgado o aporte de US$ 1 bilhão para o mercado brasileiro ao longo dos próximos cinco anos. Essa confirmação aconteceu em julho, durante encontro entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da GAC, Feng Xingya, em Pequim, na China.
A visita do vice-presidente Alckmin à China teve como objetivo fortalecer a cooperação econômica e comercial entre os dois países. A GAC, que já possui joint ventures com empresas como Honda e Toyota, destacou o interesse em aprofundar sua presença estratégica no Brasil.
Para o anúncio desta quarta-feira, a GAC utilizou suas redes sociais para informar sua estreia em nosso mercado:
É com grande entusiasmo que anunciamos a chegada da GAC Motor Brasil ao mercado nacional!
Somos uma empresa automotiva chinesa com paixão por inovação, tecnologia e design.
Trazemos conosco uma rica história de sucesso e a determinação de oferecer aos brasileiros veículos de alta qualidade, seguros e um excelente suporte ao cliente.
Acreditamos no potencial do Brasil e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país. Nosso objetivo é construir uma relação de confiança com os consumidores brasileiros, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas.
Fábricas, centros de pesquisa e depósitos
O investimento de US$ 1 bilhão contempla a instalação de fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e depósitos de peças de reposição. A medida visa não só impulsionar a produção e a venda de veículos GAC no Brasil, mas também contribuir para o desenvolvimento da cadeia automotiva nacional. Ela se junta a outras empresas que já fizeram anúncios, como BYD e GWM, sem contar as mais recentes Neta e Zeekr.
Com um histórico de produção e vendas de 2,52 milhões de carros em 2023 e faturamento de US$ 70 bilhões, a GAC tem planos ambiciosos de expansão. A empresa almeja alcançar uma produção e vendas totais superiores a 4,75 milhões de veículos e receita de 1 trilhão de yuans (equivalente a US$ 137 bilhões) até 2030.
Galeria: GAC Aion Y Plus
Em um marco significativo para sua expansão global, a GAC Aion, a divisão de carros elétricos da GAC, concluiu a construção de sua primeira fábrica fora da China, localizada na província de Rayong, Tailândia. A inauguração coincide com o lançamento global da segunda geração do Aion V, o primeiro modelo da GAC Aion projetado especificamente para o mercado global.
Para o Brasil, ainda não estão confirmados quais modelos serão lançados, mas um outro modelo promissor da GAC, o Aion Plus Y, já foi visto rodando em testes pelo país.
Atualmente, estão disponíveis 13 versões do Aion Y Plus no mercado da China, com preços que variam entre 99.800 e 189.800 yuans (aproximadamente R$ 76.000 a R$ 146.000). O veículo é construído sobre a plataforma AEP 2.0 e possui dimensões de 4.535 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.650 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.750 mm.
A conferir os próximos passos da gigante chinesa no país e como será a estratégia para o início das operações. Fique ligado.
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