O Kia EV9 possui o que pode ser o primeiro motor elétrico de dois estágios da indústria.
Ele possui dois modos: um favorece a eficiência em baixa velocidade limitando a potência, e o outro fornece mais potência e eficiência em alta velocidade.
Graças à ampla distribuição de torque em toda sua faixa de rotação, os veículos elétricos não precisam de transmissões multi-marchas como os carros a combustão. No entanto, encontrar o equilíbrio perfeito entre tração em baixa velocidade, aceleração forte e eficiência em alta velocidade é complicado. Os fabricantes têm que comprometer pelo menos uma dessas áreas.
É por isso que a Porsche instalou uma caixa de câmbio de duas marchas para o motor traseiro do Taycan, melhorando tanto a aceleração inicial quanto a eficiência em alta velocidade, mas adicionando complexidade e custo extras. A Kia tem uma abordagem muito diferente para isso que não precisa de múltiplas relações de marchas, e é uma solução de engenharia inteligente que estreou no maior veículo elétrico da empresa, o SUV EV9.
O Munro Live está desmontando um EV9 e examinando o funcionamento interno de seu motor, descobrindo várias inovações que outros elétricos Kia não possuem. A grande notícia é que se trata de um motor de dois estágios, que pode alternar entre uma configuração Wye e uma configuração Delta na hora, dando à unidade duas personalidades muito distintas.
Wye e Delta se referem a como as extremidades dos três enrolamentos do motor são conectadas: unidas no final ou convergindo em um único ponto. Quando o motor está no modo Wye, ele limita a quantidade de energia utilizada, melhorando assim a eficiência. A mudança para Delta proporciona mais potência e eficiência em alta velocidade, essencialmente desbloqueando o potencial total do motor, mas também tornando-o mais eficiente em altas velocidades em comparação com o modo Wye.
Esses princípios não são novos para EVs, mas a capacidade da unidade de tração do EV9 de alternar entre um modo e outro na hora o torna especial. A Kia conseguiu isso de alguma forma, e provavelmente isso será aplicado em seus outros EVs.
Abrindo o motor, que é fabricado pela Vitesco, imediatamente se revela uma diferença perceptível: o estator agora tem seis conexões em vez das quatro usuais, como em um Hyundai Ioniq 5. Essa inovação mostra como a tecnologia EV da Hyundai-Kia é avançada e como a empresa está tentando se manter à frente.
A maioria dos veículos elétricos do grupo opera a 800 volts em vez dos 400 volts mais comuns. Seus veículos construídos na plataforma E-GMP na verdade usam seu motor traseiro para elevar a tensão para a faixa de 800 volts. Isso elimina a necessidade de um indutor separado, e as bobinas do motor servem ao mesmo propósito.
Posicionado acima do recém-lançado EV5, que chegou ao Brasil por R$ 399.990, o novo Kia EV9 deve chegar em dezembro, mas ainda não tem preço definido para o nosso mercado. Apenas como referência, o EV9 GT-Line custa a partir de US$ 75.395 (R$ 424.000) nos Estados Unidos. No ano que vem, quando estiver sendo entregue aos clientes, ele terá entre os rivais o aguardado Volvo EX90.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Kia EV5 e EV9 são apresentados no Brasil pela 1ª vez; estreia será em 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Em breve no Brasil, Kia EV9 é sucesso com mais de 50 mil unidades vendidas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, se torna o elétrico mais vendido da marca