A Hyundai Motor Company e o Grupo Škoda assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) visando a colaboração no desenvolvimento de um ecossistema de mobilidade baseado em hidrogênio. O acordo foi firmado durante o Korea-Czech Republic Business Summit, em Praga, na República Tcheca.
O MOU inclui a realização de estudos para a adoção de sistemas de célula de combustível de hidrogênio, bem como o desenvolvimento de soluções energéticas eficientes aplicadas a projetos e produtos de mobilidade. Além disso, as empresas explorarão oportunidades no ecossistema de hidrogênio e na cadeia de valor além do setor de mobilidade.
Ramírez destacou que a parceria com a Škoda visa acelerar a adoção de tecnologias de hidrogênio, contribuindo para a neutralidade de carbono em mercados globais, como a República Tcheca. Segundo ele, a colaboração gerará sinergias positivas entre a tecnologia de célula de combustível da Hyundai e os produtos de mobilidade da Škoda.
Petr Novotný, CEO da Škoda, reforçou a importância do hidrogênio e de soluções energéticas eficientes para o futuro sustentável da mobilidade. Ele afirmou que a colaboração com a Hyundai permitirá a expansão dessas tecnologias para mercados internacionais, promovendo soluções inovadoras e ecoeficientes.
A Hyundai compartilha a visão de que o hidrogênio será um dos pilares para uma sociedade sustentável, com a mobilidade como ponto de partida. Como parte do acordo, a montadora sul-coreana explorará a possibilidade de compartilhar seu sistema de célula de combustível com a Škoda, contribuindo para a mobilidade ecológica em mercados onde a Škoda opera, incluindo a República Tcheca.
Além disso, as empresas conduzirão estudos de viabilidade para a aplicação de sistemas de célula de combustível em outras áreas além da mobilidade, aproveitando a experiência global da Hyundai no uso de hidrogênio nos setores de mobilidade e energia.
A Hyundai Motor Group reforça sua aposta no desenvolvimento do hidrogênio por meio da sua marca HTWO, que abrange toda a cadeia de valor do hidrogênio, inclusive, anunciando parcerias e investimentos nesse campo aqui no Brasil.