No dia 20 de setembro, a Zeekr lançou seu primeiro SUV totalmente elétrico, o 7X. Existem três versões do novo carro, com preços entre 229.900 e 269.900 yuans (entre R$ 158.000 a R$ 186.000, na conversão direta). Provavelmente, o recurso mais surpreendente do 7X é o sistema de quebra de janelas com um único botão, permitindo escapar do carro em situações como alagamento.
O Zeekr 7X estreou no Salão do Automóvel de Chengdu no final do mês passado, e as pré-vendas começaram logo depois. Nessa prévia, os valores partiam de 239.900 yuans (R$165.000) e, uma semana depois, já haviam acumulado 20.000 pedidos. Agora, 20 dias depois, o total já chega a 58.429 unidades.
Zeekr 7X - Interior
O modelo chegará em 3 versões, duas com tração traseira e uma de tração integral. As duas primeiras terão baterias de 75 e 100 kWh, respectivamente. Já a versão de tração integral virá somente com bateria de 100 kWh de capacidade. Projetado com o mercado global em mente, o primeiro SUV elétrico de médio porte da marca tem 4.825 mm de comprimento, 1930 mm de largura e 2925 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2925 mm.
Ele utiliza a plataforma SEA 800V da Geely, focada em sustentabilidade. Dependendo da versão, o 7X pesa entre 2.298 e 2.475 kg. Está disponível em sete cores: Branco Polar Day, Preto Polar Night, Cinza Twilight, Marrom Dawn, Verde Forest, Azul Stream e Laranja Yunxia. No design, não há grandes ousadias, o SUV apresenta um design tradicional, com linhas suaves que utilizam a linguagem de design Hidden Energy da Zeekr. Possui luzes de estilo contínuo na frente e na traseira. As luzes frontais formam o Zeekr Stargate, um display LCD interativo que pode projetar mensagens e imagens.
Por dentro, os compradores podem escolher entre esquemas de cores em roxo e branco, preto e cinza, ou preto puro para o interior. Os assentos são revestidos em couro Napa. De acordo com a Zeekr, os assentos têm quatorze funções, incluindo aquecimento, ventilação e seis configurações de massagem em nível de spa. Muito provável que nem todas as funções venham de fábrica nas versões de entrada.
Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam de aquecimento e ventilação. O apoio de braço dobrável conta com um controle em tela de LED para essas funções. Além disso, os bancos traseiros têm ajuste de inclinação e um descanso para as pernas extensível. O porta-malas tem capacidade de 765 litros, que pode ser expandida para 1.978 litros com os bancos rebatidos.
O painel é dominado por uma tela flutuante de 16" para o sistema multimídia. Um painel de instrumentos de 13,5" está embutido no painel e há também um head-up display de realidade aumentada de 36". Na parte traseira dos assentos dianteiros, há telas OLED de 13" e resolução 2.5K para entretenimento dos passageiros traseiros. Um chip Qualcomm Snapdragon 8295 dá suporte para as funcionalidades do cockpit.
O Zeekr 7X vem de fábrica com o mesmo sistema de condução inteligente Haohan 2.0 que o Zeekr 007. É um sistema baseado em Lidar e possui AEB (frenagem automática de emergência) em velocidades de até 120 km/h. O Haohan suporta condução urbana semi-autônoma sem necessidade de mapas. Dois chips Nvidia Orin X, com um poder de processamento combinado de 508 TOPS, fornecem a capacidade computacional por trás do sistema. Vale lembrar que 1 TOPS significa que o chip tem capacidade pra processar 1 Trilhão de Operações Por Segundo, daí a sigla.
Galeria: Zeekr 7X
A marca enfatizou os recursos de segurança do carro durante o evento de lançamento. Para lidar com enchentes urbanas, a Zeekr introduziu a função que quebra a janela do carro caso os ocupantes fiquem presos, como em uma enchente, algo que ela afirma ser uma inovação no setor. A empresa também afirma ter desenvolvido o primeiro assento infantil inteligente com airbags ativos do mundo.
As versões de motor único utilizam um motor elétrico de 310 kW (421 cv) no eixo traseiro, enquanto as versões com tração integral adicionam um motor de 165 kW (224 cv) no eixo dianteiro. As versões com dois motores aceleram de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.
O pack de baterias de 75 kWh, chamada de Golden Brick, desenvolvida pela própria Zeekr, é uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com capacidade de recarregar de 10% a 80% do estado de carga (SoC) em pouco mais de 10 minutos. O tempo de aceleração para o carro com motor único equipado com essa bateria é de 5,8 segundos, com uma autonomia de 605 km.
Por outro lado, o pacote de baterias de 100 kWh é uma unidade de química NMC, que oferece até 780 km de autonomia para a versão de motor único, utilizando o sistema de medição CLTC chinês. O tempo de aceleração para a versão de motor único equipada com essa bateria é ligeiramente mais rápido, em 5,7 segundos. Quando combinada com o conjunto de dois motores, a autonomia é reduzida para 705 km.
A Zeekr afirma que o carro tem credenciais off-road e é o primeiro SUV totalmente elétrico do mundo a conquistar o Pico Bilutu – a duna fixa mais alta da Terra. Graças à suspensão a ar, a altura do solo pode chegar a 230 mm. As entregas na China começarão neste mês, e a Zeekr promete um lançamento nos mercados globais dentro de um ano.
Fonte: Car News China