A Stellantis e sua parceira chinesa Leapmotor preveem iniciar a montagem do carro elétrico compacto T03 na Polônia ainda no quarto trimestre de 2024. O modelo será montado a partir de kits importados da China, permitindo à Leapmotor evitar tarifas de importação da União Europeia. A joint venture entre as duas empresas, conhecida como Leapmotor International, visa expandir suas operações internacionais em meio à forte concorrência no setor.
A parceria também tem planos de expansão global. A Stellantis anunciou a chegada da Leapmotor ao Brasil e à América do Sul no início de 2025, marcando uma nova fase de sua estratégia para ampliar o portfólio de veículos elétricos na região. A marca chinesa será gerenciada por Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina e América Central da Stellantis, que assumirá, de forma cumulativa, a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul.
A Leapmotor International já começou a entregar veículos elétricos para o mercado europeu e se prepara para aumentar sua presença com o início da montagem do T03 em Tychy, Polônia.
De acordo com o CEO da joint venture, Tianshu Xin, a produção está em fase de preparação e deve começar oficialmente no quarto trimestre de 2024. A montagem a partir de kits vindos da China foi escolhida como estratégia para evitar possíveis tarifas sobre veículos fabricados na China e vendidos na Europa, com uma decisão final sobre as tarifas esperada para os próximos dias.
Além do T03, a Leapmotor também está finalizando a distribuição do modelo C10, um SUV elétrico com porte de Jeep Commander, que será lançado em breve. Embora a produção do C10 em solo europeu ainda não tenha sido decidida, ambos os modelos, T03 e C10, foram oficialmente lançados na Itália em setembro, com preços competitivos: €18.900 para o T03 (aproximadamente R$ 99.000) e €36.400 para o C10 (cerca de R$ 190.000).
A chegada da Leapmotor ao Brasil representa um passo importante para a Stellantis, que busca aumentar sua oferta de veículos elétricos na América do Sul. A expertise da Leapmotor no desenvolvimento de EVs, aliada à vasta experiência da Stellantis no mercado automotivo da região, promete criar uma alternativa competitiva às gigantes chinesas já estabelecidas, como BYD e GWM.
Ainda não foram confirmados os modelos que a Leapmotor trará ao Brasil, mas especula-se que o C10 e o T03 sejam os primeiros a serem lançados. Ambos os veículos já foram vistos em testes na cidade de Betim, Minas Gerais, onde está localizada a fábrica da Fiat, uma das principais subsidiárias da Stellantis na região.
Para apoiar a entrada da marca no Brasil, a Leapmotor está desenvolvendo uma rede de concessionárias e lançou um hotsite onde os consumidores poderão acompanhar as novidades da marca, explorar os modelos que serão disponibilizados e localizar os pontos de venda.
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