A BYD, gigante de veículos eletrificados, alcançou mais um marco significativo na indústria automotiva ao atingir a produção de 9 milhões de elétricos e híbridos plug-in, também chamados de veículos de novas energias (NEVs na China). A conquista foi celebrada na fábrica de Shenzhen-Shanwei, com a produção do supercarro elétrico Yangwang U9.

O número confirma o rápido crescimento da empresa no mercado global de NEVs. Esse marco foi alcançado apenas dois meses após a empresa produzir seu veículo de número 8 milhões, um BYD Dolphin fabricado na recém-inaugurada unidade na Tailândia.

BYD 9 milhoes (3)
BYD

O ritmo de crescimento da BYD tem se mostrado impressionante. Nos primeiros seis meses de 2024, as vendas de carros de passageiros da empresa atingiram 1,607 milhão de unidades, consolidando a posição de maior fabricante de veículos eletrificados do mundo.

O Yangwang U9, responsável por marcar esse novo recorde, é um supercarro equipado com quatro motores elétricos que, juntos, produzem 960 kW (1.305 cv) de potência. Impressiona pelo desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos e velocidade máxima de 309 km/h. Além disso, sua autonomia é de até 450 km, de acordo com o ciclo CLTC, e a recarga rápida pode elevar a bateria de 30% a 80% em apenas 10 minutos, graças à capacidade de carregamento DC de até 500 kW.

Galeria: BYD YangWang U9

Modelo importante no portfólio cada vez maior da BYD, o novo Yangwang U9 é equipado com a plataforma e4 e o avançado sistema de suspensão DiSus X, que oferece controle ativo inteligente da carroceria. Um dos diferenciais do modelo é a capacidade de se mover mesmo com três rodas, uma mostra das inovaçõs da empresa dentro do segmento automotivo.

No Brasil, a BYD também se destaca ao figurar entre as 10 montadoras que mais emplacam veículos no país, com mais de 45 mil unidades vendidas entre janeiro e agosto de 2024, somando tanto veículos elétricos quanto híbridos plug-in. No segmento de carros elétricos a bateria (BEV), a BYD detém mais de 70% de participação de mercado, consolidando sua liderança no país. 

Com o ritmo acelerado de produção e vendas, espera-se que a BYD atinja a marca de 10 milhões de veículos eletrificados ainda em 2024, ajudando a ampliar sua participação.