A Volvo deu início à operação experimental de caminhões pesados 100% elétricos na logística de sua fábrica em Curitiba, como parte de um estudo conjunto com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). A iniciativa visa reduzir as emissões de CO2 na distribuição de componentes para as linhas de produção, contribuindo para o compromisso global da marca com a descarbonização.

O projeto conta com a participação das transportadoras Ritmo Logística e TLog, que utilizam dez caminhões Volvo FM Electric em rotas que abrangem o Paraná e Santa Catarina. "Estamos alinhando esse estudo com nossas metas de descarbonizar as operações de transporte", destacou Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto da Volvo.

Volvo FH caminhao eletrico (5)
Volvo Trucks

Descarbonização e eficiência logística

Os caminhões FM Electric percorrem até 380 quilômetros por dia, com recargas durante os intervalos e ao fim da jornada. Segundo Bettina Konig, diretora de operações de transporte de manufatura da Volvo, a empresa tem a meta de eliminar as emissões de CO2 até 2040, e os veículos elétricos são parte essencial dessa estratégia.

Entre os itens transportados estão os quadros de chassi dos veículos da marca, utilizando o sistema Just In Time, que ajusta o envio conforme a demanda da fábrica. A Volvo, enfatiza que os caminhões elétricos também proporcionam uma significativa redução de ruído.

Galeria: Volvo FH - Fábrica de Curitiba

Sustentabilidade e inovação

A eletrificação da logística de peças é um passo importante na trajetória sustentável da Volvo no Brasil. A fábrica de Curitiba utiliza energia 100% renovável e adota práticas de destinação circular de resíduos, tendo evitado o envio de mais de 50 mil toneladas para aterros desde 2008.

A Volvo também foi pioneira ao introduzir o uso de Diesel Verde R5 na planta, medida que evita a emissão de 400 toneladas de CO2 por ano. "A inclusão de caminhões elétricos na logística é mais uma ação para reduzir nossa pegada de carbono", completou Bettina. A marca já possui fábricas neutras em CO2 na Europa.

Fonte: Volvo