A Peugeot tem a ambição de se tornar líder no campo de veículos totalmente elétricos entre as principais marcas europeias. Com o E-208, ela já é líder no segmento de hatchs compactos eletrificados. Agora, a marca do leão irá ampliar ainda mais sua gama de veículos elétricos com o novo E-408, que será apresentado em Paris.
Vale lembrar que, nesta geração, o 408 nada lembra o modelo que tivemos por aqui, ele é um SUV-cupê, maior até mesmo que o 5008 de 7 lugares vendido até pouco tempo no Brasil, contando com 4,68 metros de comprimento, além de 1,85 m de largura, 1,47 m de altura e generosos 2,75 m de entre-eixos.
Peugeot 408
O 408 é um crossover baseado na plataforma EMP2, como as versões elétricas anunciadas do Opel Astra e do Peugeot 308. Como o 308, o 408 também está posicionado no segmento médio.
Para facilitar aos clientes a mudança para emissões zero de CO2, cada modelo elétrico também oferece uma versão híbrida e/ou híbrida plug-in graças às plataformas multi-energia. Todos os modelos Peugeot são equipados com serviços conectados e inteligência artificial ChatGPT4, projetados para permitir uma interação suave e poderosa com o veículo.
A versão elétrica já foi anunciada como parte da estreia do 408. Devido ao uso da EMP2, a tecnologia deve ser a mesma utilizada em outros modelos da base: 115 kW (156 cv) como no e-308, mais uma bateria com capacidade de 54 kWh (51 kWh líquidos). Autonomia? Cerca de 400 quilômetros.
A bateria tem uma química NMC811 (80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto). O carregamento é feito com um máximo de 100 kW de corrente contínua ou até 11 kW de corrente alternada.
Peugeot e-308
Peugeot e-3008 (canto superior esquerdo) e e-5008
E já que estamos falando em autonomia, outro modelo que deve ultrapassar em breve a barreira dos 700 quilômetros com uma única carga é o novo E-3008.
Até agora, a maioria dos carros a alcançarem essa a autonomia foram principalmente modelos de luxo, como o Lucid Air, o Mercedes EQS ou o Tesla Model S. Mas, em breve, o Peugeot E-3008 deve se juntar ao clube. O carro estará em exibição no Salão do Automóvel de Paris a partir de 14 de outubro e, em seguida, estará disponível para encomenda.
Atualmente, o Peugeot E-3008 só pode ser configurado na versão básica de 157 kW (214 cv) com uma bateria de 73 kWh e uma autonomia de cerca de 520 quilômetros. Duas outras versões foram anunciadas: um modelo com tração integral de 240 kW (326 cv) com a mesma bateria e a versão de longo alcance com uma bateria de 98 kWh e tração dianteira de 170 kW. Para esta última, foi mencionada uma autonomia de 680 km, mas agora os 700 km são oficiais, escreve a marca.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Impressões Peugeot e-2008 2025: reestilização e correções bem-vindas