Gigante chinesa apresenta o carro elétrico mais aerodinâmico do mundo
Este é o Dongfeng Forthing Xinghai S7 que tem um CX de impressionante 0,191
A Dongfeng está chegando à Europa, mas é na China que - por enquanto - ela está apresentando suas últimas novidades. Entre elas está o Forthing Xinghai S7, um sedã que, pelo menos de acordo com a empresa, é o carro elétrico de produção mais aerodinâmico de todos os tempos.
O sedã foi apresentado em 26 de setembro e, embora seja maior que o Xpeng Mona M03, é o hatchback de 0,194 Cdx dessa marca sediada em Guagzhou que a alta gerência da Dongfeng quer comparar mais de perto. Mas também há outros modelos com os quais o S7 pode causar problemas.
O formato da cauda tem uma influência decisiva sobre o Cx
Cx melhor que uma bala
De volta à questão mais interessante, a aerodinâmica. O Forthing Xianghai S7 tem um Cx de apenas 0,191. Como ele consegue esse valor tão baixo? Com uma extremidade dianteira "fechada e muito afilada", um para-brisa inclinado e uma traseira mais recuada com uma janela traseira inclinada. A extremidade traseira, em particular, foi projetada para minimizar a turbulência e, assim, melhorar a penetração do ar.
No entanto, os designers também trabalharam nos detalhes: nas maçanetas das portas embutidas, no formato dos espelhos, nas rodas quase completamente fechadas e na parte inferior plana que permite que o ar deslize sem esforço sob a carroceria do carro.
Os executivos da Dongfeng declaram com certa satisfação que o carro tem um Cx melhor do que algumas balas. Uma boa maneira de transmitir a mensagem sobre a atenção que foi dada à aerodinâmica, mas - no final das contas - uma declaração bastante previsível (algumas balas podem ter um Cx tão baixo quanto 0,5, o que é pior até do que o de alguns caminhões pesados). E então, como é bem sabido, além do Cx, a área frontal conta para entender a eficiência de um carro. E para calcular isso, o tamanho do carro deve ser levado em conta.
Galeria: Xinghai S7
Promete 555 km de autonomia
O Forthing Xianghai S7 tem 4,94 metros de comprimento, 1,92 metros de largura e pouco menos de um metro e meio de altura. Sua distância entre eixos é de 2,92 metros. Embora esteja perto dos 5 metros, devido ao formato particular da traseira, ele tem um porta-malas espaçoso, mas não tão grande quanto se poderia imaginar. Ele para em 541 litros (o Xpeng Mona M03 mencionado anteriormente chega a 621 litros, apesar de ter 4,78 metros de comprimento).
Mecanicamente, o carro é equipado com um motor elétrico de 220 cv e 310 Nm na traseira. Ele é alimentado por uma bateria de 56,8 kWh de lítio-ferro-fosfato (LFP) que dá ao carro, pelo menos de acordo com os valores homologados no ciclo CLTC da China (mais generoso que o WLTP), uma autonomia de 555 km.
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