A BYD se tornou o maior grupo automotivo da China, superando a tradicional líder SAIC, que enfrentou um ano difícil em 2024. Em setembro, a BYD vendeu 419.426 veículos, um aumento de 45,32% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas acumuladas no ano somaram 2.747.875 unidades, uma alta de 32,13%. Esse marco também inclui as marcas Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang, que fazem parte do grupo BYD.
Em contrapartida, a SAIC registrou uma queda de 35,03% nas vendas de setembro, com 313.260 unidades vendidas, totalizando 2.649.333 veículos acumulados no ano — uma redução de 21,5% em comparação ao ano anterior. A queda nas vendas da SAIC foi agravada pelos problemas no desempenho da joint venture com a General Motors, enquanto as outras marcas do grupo, como as parcerias com Volkswagen e Wuling, mantiveram-se relativamente estáveis.
Embora a SAIC tenha liderado o mercado chinês por anos, sua posição era sustentada, em grande parte, pelas joint ventures com montadoras globais como Volkswagen e GM. Em contraste, a BYD alcançou a liderança com uma estratégia focada na produção de veículos elétricos acessíveis, como o Seagull, que foi o carro elétrico mais vendido da China em agosto, com 40.949 unidades, e em setembro atingiu 43.425 unidades vendidas. Com preço inicial de menos de US$ 10.000 (69.800 yuans), o Seagull não apenas domina o mercado doméstico, mas também já começa a conquistar espaço em mercados internacionais.
O desempenho da BYD é ainda mais impressionante diante da crescente concorrência no setor de veículos elétricos (NEVs) na China e da intensa guerra de preços. No entanto, a montadora continua a ganhar participação de mercado, estabelecendo novos recordes de vendas por quatro meses consecutivos. A expectativa é que as vendas de veículos elétricos cresçam ainda mais no segundo semestre do ano, favorecendo a BYD, que é especializada nesse segmento.
Além de dominar o mercado de veículos elétricos acessíveis, a BYD está diversificando seu portfólio, expandindo para picapes, SUVs de luxo e até mesmo supercarros elétricos, reforçando sua presença em diferentes faixas de mercado.
Por outro lado, a SAIC continua a enfrentar dificuldades, com um desempenho abaixo do esperado em 2024, especialmente no segmento de veículos elétricos. Isso contrasta fortemente com o sucesso da BYD, que, além de liderar nas vendas, está superando a SAIC também em termos de produção.
Com esse cenário, a BYD não só se consolidou como a maior marca de automóveis da China, mas também deu um passo importante para se firmar como líder global no segmento de veículos elétricos, impulsionada por sua capacidade de atender tanto ao mercado doméstico quanto ao internacional com modelos inovadores e acessíveis.
Fonte: CarNewsChina
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