A Tesla surpreendeu ao apresentar o Robovan, um ônibus futurista com 20 assentos e condução autônoma, durante o evento "We, Robot". Embora o foco principal da apresentação tenha sido o Cybercab, um táxi autônomo com apenas dois assentos, o Robovan chamou a atenção como uma potencial solução para o transporte público. O veículo oferece um design inovador e foi apresentado como uma alternativa para quem precisa de mais espaço do que o oferecido pelo Model Y.
O CEO da Tesla, Elon Musk, questionou durante o evento: "E se você precisar de um veículo maior que o Model Y?". A resposta seria o Robovan, capaz de transportar até 20 pessoas, como uma equipe esportiva, ou até mesmo ser usado para o transporte de mercadorias. No entanto, detalhes técnicos, preço e data de lançamento do veículo ainda não foram divulgados.
O design do Robovan inclui portas de vidro deslizantes, um interior iluminado e bancos dispostos frente a frente, lembrando uma carruagem. Nas imagens exibidas, as rodas do veículo não eram visíveis, dando a impressão de um bonde futurista que flutua sem contato com o solo. Assim como o Cybercab, o Robovan aparentemente não possui volante, reforçando o conceito de condução totalmente autônoma.
Musk afirmou que a Tesla quer "mudar a aparência das ruas" e que a "futura mobilidade deve parecer futurista". Ele prometeu que o Robovan será uma realidade e que terá um visual inovador. Além do ônibus de 20 assentos, os renders mostrados no evento sugerem outras versões do veículo, como um ônibus escolar, uma oficina móvel e até um food truck.
Embora a ideia de vans autônomas não seja nova — General Motors já havia proposto o Cruise Origin, um modelo elétrico de shuttle, e a empresa Zoox, de propriedade da Amazon, também apresentou um conceito semelhante —, ambos os projetos enfrentaram dificuldades em conciliar o design com as regulamentações governamentais. Diferentemente desses projetos, o Robovan da Tesla aposta em um design arrojado e altamente futurista, mas ainda sem previsões concretas de produção.
A Tesla tem um histórico de atrasos em relação às promessas de novos veículos. O Semi e o Cybertruck, por exemplo, foram lançados muito depois do previsto, e o Roadster, prometido há quatro anos, ainda não entrou em produção.
Além disso, a tecnologia de "Full Self Driving" (condução totalmente autônoma) ainda não está disponível nos veículos de série da Tesla. Mesmo assim, a empresa segue ousando em seus projetos, como demonstrado com a introdução tanto do Cybercab quanto do Robovan, deixando o público na expectativa sobre o que o futuro da mobilidade trará.
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