A corrida pela liderança no mercado de táxis autônomos está cada vez mais acirrada. Enquanto a Tesla, sob a liderança de Elon Musk, promete lançar seu Cybercab até 2027, a Baidu, gigante chinesa da internet, já está à frente com o lançamento e operação do Yichi 06, um robotaxi totalmente autônomo. Com um preço em torno de 29 mil dólares, o Yichi 06 oferece uma solução de transporte autônomo que já está rodando nas ruas da China, colocando pressão sobre a Tesla para acelerar seus planos de lançamento.
Fundada em 2000, a Baidu rapidamente se consolidou como a principal plataforma de buscas da China, desempenhando um papel semelhante ao do Google em outras partes do mundo. No entanto, a empresa expandiu suas atividades para além da internet, explorando várias áreas de inovação, incluindo o desenvolvimento de tecnologias autônomas. Um dos principais projetos da Baidu é a plataforma Apollo, dedicada à criação de tecnologias para veículos autônomos.
O projeto Apollo, que serve de base para o desenvolvimento de veículos autônomos da Baidu, é amplamente utilizado pelo Apollo Go, o serviço de táxis autônomos da empresa. Embora, por enquanto, esse serviço esteja disponível apenas na China, a Baidu já anunciou, em outubro de 2024, seus planos de expandi-lo internacionalmente. Isso coloca a empresa em uma posição de destaque no mercado global de veículos autônomos.
O Yichi 06, fabricado em parceria com a montadora JMC, é o primeiro robô-táxi da Baidu a ser produzido em larga escala e já está circulando nas ruas chinesas. Com dimensões de 4765 mm de comprimento, 1885 mm de largura e 1715 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2830 mm, o Yichi 06 é uma minivan elétrico com design minimalista, portas deslizantes traseiras e capacidade para quatro passageiros. Seu motor elétrico de 110 kW (equivalente a 147 cavalos de potência) está localizado no eixo dianteiro e é alimentado por uma bateria LFP que pode ser trocada em apenas três minutos.
No entanto, a principal inovação do Yichi 06 está em seu sistema de direção autônoma. Equipado com a sexta geração do sistema Apollo, o veículo conta com 40 sensores, incluindo 5 LiDARs, capazes de monitorar o ambiente ao redor e reagir a cenários complexos nas vias. A tecnologia de processamento do sistema atinge um pico de 1200 TOPS (Tera Operations Per Second), o que garante uma resposta rápida e eficiente em tempo real. Além disso, o Yichi 06 é classificado como um veículo com nível 4 de autonomia, o que significa que ele pode operar de forma completamente autônoma em determinadas condições, sem a necessidade de um motorista.
Uma das características mais impressionantes do Yichi 06 é a ausência de volante, algo que também está previsto para o Cybercab da Tesla. Essa inovação é possível graças à confiança da Baidu em seu sistema de direção autônoma, que já acumulou mais de 32 milhões de quilômetros de testes e realizou 7 milhões de viagens até o final de julho de 2024.
Embora a Tesla tenha anunciado que seu Cybercab será lançado até 2027, com um preço inferior a 30 mil dólares, a Baidu já colocou sua solução de transporte autônomo no mercado com um preço competitivo de 204.600 yuans (aproximadamente 28.950 dólares). Com isso, a Baidu sai na frente, oferecendo uma alternativa já disponível e funcional, enquanto a Tesla ainda está nos estágios de desenvolvimento de seu Cybercab.
Ambas as empresas têm apostado em tecnologias avançadas para a mobilidade urbana, mas a Baidu, com sua experiência acumulada e vasta rede de serviços na China, apresenta uma vantagem inicial. A produção do Yichi 06 já atingiu a marca de mil unidades entregues, todas destinadas à frota do Apollo Go, o que reforça a capacidade da empresa de operar em larga escala.
Com a crescente popularidade dos veículos autônomos e a pressão por soluções de transporte mais eficientes e seguras, a tendência é que tanto o Yichi 06 quanto o Cybercab ocupem um espaço importante nesse novo cenário de mobilidade urbana. A expansão internacional do Apollo Go e o lançamento do Cybercab prometem transformar o mercado de táxis autônomos, oferecendo aos consumidores uma nova forma de se locomover pelas cidades de maneira sustentável e inteligente.
Enquanto isso, a rivalidade entre Tesla e Baidu deve impulsionar inovações ainda mais avançadas, à medida que ambas as empresas competem para definir o futuro da mobilidade autônoma.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Robotáxi de Google e Waymo se prepara para testes em vias públicas em breve
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Kombi elétrica autônoma inicia testes com passageiros em vias públicas