O Renault 4 é um clássico da marca. Foram vendidas 8.135.424 unidades em mais de 100 países ao longo de 30 anos. Lançado em 1961, o carro econômico foi uma resposta tardia ao Citroën 2CV e, ainda assim, conseguiu se tornar um enorme sucesso comercial em todo o mundo. Ele sobreviveu até 1994 e, agora, está oficialmente de volta. Não o chame de sucessor direto, pois ele não é mais o hatchback espartano de que você se lembra.

Previsto há alguns anos pelo excêntrico conceito 4ever Trophy, a versão de produção é essencialmente uma versão crossover do renascido Renault 5. O hatchback de aparência inteligente recebeu uma suspensão reforçada e um revestimento extra de plástico na carroceria para se tornar um SUV compacto. Um recurso interessante é o teto de tecido deslizante operado eletricamente, que lembra seu ancestral.

O Renault 4 E-Tech parece mais um SUV do que o hatchback e tem uma carroceria quadrada semelhante à do R4 original. A montadora francesa se esforçou para evocar o clássico farol arredondado no equivalente moderno, que também tem lanternas traseiras verticais de três partes em forma de pílula, como um aceno à sua fonte de inspiração. A porta traseira do modelo clássico se estendia totalmente para baixo para maior praticidade e, para facilitar a carga, a tampa traseira do novo 4 continua no para-choque traseiro. A abertura está a apenas 61 centímetros do chão.

Com 4,14 metros de comprimento, o renascido Renault 4 está posicionado, na Europa, entre o Clio e o Captur. Sua largura é de 1,8 metro e sua altura é de 1,57 metro, oferecendo uma distância do solo de 18,1 centímetros. Como você pode imaginar, ele é maior em todas as medidas do que o novo R5.

Todas as versões têm rodas de 18 polegadas. Assim como o R5, o crossover elétrico com inspiração nostálgica tem suspensão independente nos eixos dianteiro e traseiro. Será difícil encontrar carros no segmento B, especialmente na classe principal, com uma configuração multilink na traseira.

O interior parece instantaneamente familiar, já que foi em grande parte transferido do hatchback. Como o crossover é maior, sua capacidade de carga de 420 litros é substancialmente mais generosa. Além disso, a distância entre eixos foi esticada para 2,62 metros, portanto, há mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Como no hatch, o painel de instrumentos acomoda uma tela digital de 10,1 polegadas para o motorista e uma tela sensível ao toque de 10 polegadas. Felizmente, você ainda tem alguns botões físicos abaixo das saídas de ar centrais.

Sustentado pela mesma plataforma AmpR Small do R5, o novo crossover com sabor retrô é oferecido com duas potências: 122 cv (90 kW) e 22,9 kgfm ao lado de um motor mais potente com 150 cv (110 kW) e 25 kgfm. Opte pelo motor mais potente e o novo Renault 4 E-Tech levará menos de oito segundos e meio para atingir 100 km/h a partir de uma parada. Ele precisará de menos de sete segundos para ir de 80 a 120 km/h.

Renault 4 E-Tech 2024

Há também dois tamanhos de bateria disponíveis: 40 kWh e 52 kWh. A Renault estima uma autonomia máxima de 400 quilômetros com a bateria maior. O pacote pequeno oferece mais de 300 km de alcance no mesmo ciclo WLTP. Uma vez esgotada, a bateria pode ser recarregada com carga DC de até 100 kW. Nesse caso, levará meia hora para ir de 15% a 80%. O carregamento bidirecional de 11 kW também é suportado para transformar o R4 em uma fonte de energia.

A empresa diz que a configuração mais leve pesa relativamente pouco, 1.410 quilogramas. Esse número aumentará quando você começar a adicionar equipamentos opcionais e a bateria maior. A Renault cita uma capacidade máxima de reboque de 750 kg. Após sua estreia no Salão do Automóvel de Paris de 2024, o novo R4 estará à venda na Europa em 2025.