O conceito de compartilhamento de carros tem sido uma daquelas ideias que parecem ótimas no papel, mas apresentam desafios na prática. Além do desconforto natural de permitir que um estranho use seu veículo pessoal sem sua presença, há outros problemas envolvidos. Os aplicativos destinados a facilitar o processo são, muitas vezes, desajeitados, exigindo o uso de telefones e chaves, além de outros incômodos que transformam o que deveria ser uma fonte de renda passiva em uma experiência frustrante.
Nesta semana, a Lynk & Co, anteriormente focada apenas em veículos híbridos plug-in (PHEV), apresentou seu segundo veículo elétrico (EV) - o Lynk & Co 02. Este modelo foi projetado para aprimorar todas as lições aprendidas com seu crossover PHEV, o 01, oferecendo melhorias significativas, especialmente no que diz respeito ao compartilhamento de veículos. O carro foi revelado em um evento especial para a imprensa, realizado em Milão, na Itália.
Se você tem acompanhado o mercado chinês como eu (o que é pouco provável), deve ter percebido que já existe um Lynk & Co 02, um hatchback com motorização a combustão (ICE) e híbrido plug-in (PHEV), vendido exclusivamente na China. No entanto, segundo o comunicado de imprensa da Lynk & Co, este novo 02 foi projetado especialmente para o público europeu, com foco em facilitar o compartilhamento de veículos.
Enquanto outras marcas abandonaram seus programas de assinatura ou compartilhamento de veículos entre proprietários, a Lynk & Co afirma que cerca de 30% dos proprietários do modelo 01 compartilham seus SUVs. Com isso, a marca está tentando tornar esse processo ainda mais simples com o 02. Uma das inovações é uma "alça de compartilhamento" que, ao ser acionada, direciona automaticamente o usuário ao aplicativo usado para gerenciar o compartilhamento do veículo. A Lynk & Co também planeja manter o modelo de assinatura para o 02, embora os detalhes sobre preços ainda não tenham sido divulgados.
Há também outros aprimoramentos e recursos interessantes. Por exemplo, o Lynk & Co 02 possui um recurso chamado "hey honk", que permite ajustar o som da buzina para que o motorista possa interagir com o ambiente de maneira menos agressiva. Além disso, o modelo conta com uma câmera de selfie e a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), que permite carregar dispositivos externos, como uma e-scooter, conforme informado pela Lynk & Co.
Mecanicamente, o 02 utiliza a mesma plataforma SEA do Zeekr X, do Smart #1 e #3, e do Volvo EX30. Assim como esses veículos, ele será equipado com uma bateria NMC de 66 kWh, oferecendo uma autonomia estimada de até 276 milhas (aproximadamente 444 km) no ciclo WLTP. Curiosamente, o Lynk & Co 02 será equipado com um único motor e tração traseira, ao contrário de outros modelos da mesma plataforma, que podem ser adquiridos com dois motores e tração integral. O 02 oferece uma potência máxima de 272 cavalos.
As marcas da Geely podem ter muitas sobreposições, mas admito que o Lynk & Co 02 parece ter seu próprio propósito distinto, mesmo que mecanicamente compartilhe muito com vários outros carros. Mais uma vez, fico observando de longe, com pena de não termos algo tão bem pensado para o propósito por muito tempo - se é que teremos. Talvez a Geely devesse fazer com que a Polestar fizesse um rebadge ou criasse seu próprio SUV elétrico compacto na menor variante da plataforma SEA.
O Lynk & Co 02 estará à venda na Europa e na China a partir de dezembro.
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