DHL testa caminhão elétrico da Tesla e resultados impressionam
Com capacidade de autonomia de até 800 km, o Tesla Semi superou as expectativas da empresa de logística
A DHL Supply Chain, uma gigante da logística nos EUA, fechou parceria com a Tesla para colocar na estrada o caminhão Tesla Semi. Esse modelo elétrico pode rodar até 800 km com uma carga e vem equipado com três motores elétricos no eixo traseiro, que juntos entregam cerca de 1.020 cavalos de potência.
Com essa força toda, o Tesla Semi acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 20 segundos e carrega até 37 toneladas. Sua bateria tem capacidade de 900 kWh.
Além disso, o caminhão elétrico da Tesla conta com capacidade de carregamento rápida, sendo possível recuperar até 70% de capacidade em só 30 minutos em estações de recarga rápida da marca.
Nas operações da DHL, o caminhão integrou a frota de veículos comerciais utilizados na região de Livermore, na California, com distância total percorrida de 5 mil km. O período de teste incluiu uma rota de 625 km totalmente carregado, com 34 toneladas de PBTC.
Nos testes, o Semi consumiu 1,06 kWh/km, com velocidade média de 80 km/h. Os resultados do teste e a capacidade de carga, idêntica aos caminhões comuns, excedeu as expectativas da empresa.
“Maximizar o alcance e a eficiência é crucial para provar que veículos elétricos podem realizar trabalho equivalente a (modelos) diesel. Estamos animados para ver a DHL confirmar os benefícios da tecnologia avançada do Semi e dos recursos centrados no motorista em operações comerciais ao vivo”, diz Graham Caroll, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Tesla.
Com meta de colocar o caminhão elétrico em toda a sua frota, a empresa de logística agora espera o término da nova fábrica da Tesla, que está sendo feita no estado de Nevada, com expectativa de conclusão em 2026.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Elon Musk: "carros chineses podem demolir montadoras ocidentais"
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Elon Musk já riu da BYD, mas hoje em dia a considera muito competitiva
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
20 milhões de carros elétricos da Tesla por ano em 2030, diz Elon Musk