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Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado

Ainda é o mesmo quadriciclo elétrico para uso urbano, mas o design inspirado nos novos C3 e C5 deixou o modelo mais moderno

Citroen Ami (2025)
Foto de: Citroën

A Citroën lançou o Ami em 2020 como um veículo urbano elétrico acessível, projetado exclusivamente para centros urbanos. Embora tenha sido frequentemente ridicularizado por sua baixa velocidade, exterior simplista, dirigibilidade questionável e interior de plástico, ele ainda encontrou 65.000 compradores nos quatro anos em que esteve no mercado.

Agora, a Citroën revisou profundamente o exterior do Ami, e ele parece muito mais simpático do que antes. O carrinho francês recebeu novas dianteira e traseira e novos para-lamas dianteiros mais parrudos. Ele parece muito mais arrojado do que antes, quase como um personagem de história em quadrinhos ou algo criado pela Pixar, com seus faróis separados que parecem pequenos olhos ao invés dos antigos faróis integrados na grade.

Citroën Ami (2025)
Foto de: Citroën

Os faróis redesenhados têm a intenção de evocar o clássico Citroën 2CV, que, a julgar pela forma como a rival Renault vem ressuscitando placas de identificação antigas para novos EVs, tem todas as chances de ressurgir reimaginado como um carro elétrico moderno em algum momento no futuro. A DS, marca premium da Citroën, não se esquivou de reinterpretar o SM como um novo e chamativo conceito de cupê elétrico.

No entanto, a parte mais marcante do redesenho não é a nova frente, mas as rodas. Elas apresentam calotas com desenhos de cubo que realmente faz o carro se destacar. Ainda não há certeza de como elas ficarão quando o veículo estiver em movimento, mas nas fotos estáticas da galeria abaixo, elas parecem muito legais e ajudam a desviar a atenção das partes menos interessantes do exterior.

Citroën Ami (2025)
Foto de: Citroën

O interior parece inalterado, assim como as especificações técnicas. Como o Ami é classificado como um quadriciclo L6 na Europa (o que permite que adolescentes de até 14 anos possam dirigi-lo legalmente em alguns países), sua velocidade máxima é controlada eletronicamente em 45 km/h. Ele tem a mesma bateria de 5,5 quilowatts-hora de antes, o que lhe garante uma autonomia de 75 km. A potência de carregamento ainda é limitada a 3,6 kW, portanto, um wallbox capaz de fornecer essa potência carregará totalmente a bateria em menos de 4 horas.

Galeria: Citroen Ami (2025) e Ami Buggy Vision (2025)

Junto com a versão reestilizada do Ami, a Citroën também mostrou o conceito Ami Buggy Vision, que ela descreve como "uma abordagem fluida de um modelo que é característico, divertido e dedicado a atividades de lazer náuticas". Ele tem pneus mais  robustos cuja largura exige pequenos para-lamas extras, portas que parecem pranchas de surfe e uma grande barra de luz de LED.

Por mais legal que possa parecer - e por mais atraente que possa ser como um carro de aluguel em uma cidade turística à beira-mar - a Citroën não tem planos de fazer uma versão buggy. A Citroën ofereceu o My Ami Buggy, de tiragem limitada, inspirado em um conceito anterior de carro de praia, mas só foram fabricados 50 exemplares, portanto, não era possível adquirir um. O Ami atual custa entre US$ 7.990 (R$ 45.181) e US$ 8.990 (R$ 50.836), e o preço do modelo reestilizado provavelmente permanecerá o mesmo.

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