Nesta semana, a Leapmotor anunciou que o 500.000º veículo saiu de sua linha de produção. Esse marco foi alcançado apenas 100 dias após a empresa ter atingido a marca de 400.000 unidades.
Nos meses de agosto e setembro, as vendas dos modelos da Leapmotor ultrapassaram 30.000 unidades mensais. Na última semana de setembro, as vendas superaram 10.000 veículos elétricos. No acumulado dos primeiros nove meses de 2024, as vendas da Leapmotor registraram um crescimento de 94,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando mais de 170.000 veículos vendidos.
Fundada em 2015, a Leapmotor lançou seu primeiro modelo, o coupé elétrico S01, em 2019. O modelo, um carro pequeno de três portas, não teve um desempenho expressivo nas vendas e já foi descontinuado. No entanto, a partir do lançamento do segundo modelo, o hatchback urbano T03, a Leapmotor começou a ganhar força no mercado. Atualmente, a empresa possui quatro modelos na série C, incluindo três SUVs e um sedã.
Dentre esses, o C10 é o primeiro carro da Leapmotor projetado para o mercado global, com estreia realizada no Salão Internacional do Automóvel de Munique em 2023.
Durante o Salão de Paris, a Leapmotor apresentou o B10, o SUV elétrico compacto que é o primeiro modelo da nova série B. Na China, essa nova série será comercializada na faixa de preço entre 100.000 e 150.000 yuan (aproximadamente R$ 70.000 a R$ 105.000), posicionando-se abaixo da série C, que custa entre 150.000 e 200.000 yuan (cerca de R$ 105.000 a R$ 140.000). No futuro, a Leapmotor planeja lançar quatro séries de veículos (A, B, C e D), cada uma destinada a diferentes faixas de preço.
A expansão internacional da Leapmotor foi impulsionada em outubro de 2023, quando a Stellantis adquiriu 20% das ações da empresa. Desde então, foi criada a joint venture Leapmotor International, na qual a Stellantis detém 51% de controle. Essa parceria visa exportar os modelos da Leapmotor e produzir veículos fora da China. A produção do hatchback T03 já foi iniciada na fábrica da Stellantis na Polônia, e o modelo B10 deverá ser o próximo a ser fabricado na Europa, com previsão de início para 2025.
O CEO da Leapmotor, Zhu Jiangming, prevê que as vendas em outubro devem ultrapassar 38.000 unidades. A Leapmotor está listada na Bolsa de Valores de Hong Kong, o que reforça sua posição como uma das marcas em crescimento no mercado global de veículos elétricos.
Leapmotor C10
A Leapmotor, que se prepara para o início das operações no Brasil em 2025, ainda não confirmou os modelos que serão lançados no país. No entanto, especula-se que o C10 e o T03 sejam os primeiros a chegar. Ambos já foram vistos em testes na cidade de Betim, Minas Gerais, onde está localizada a fábrica da Fiat, uma das principais subsidiárias da Stellantis na região. Além disso, apuramos que o B10 também está no radar e deve se juntar ao portfólio por aqui.
Para apoiar a entrada da marca no Brasil, a Leapmotor está desenvolvendo uma rede de concessionárias e lançou um hotsite onde os consumidores poderão acompanhar as novidades da marca, explorar os modelos que serão disponibilizados e localizar os pontos de venda.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis prioriza produção de carros elétricos para cumprir metas de CO2
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Carro elétrico popular da Stellantis terá produção ainda em 2024 na Europa
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Carros elétricos podem atingir 24% do mercado na Europa até 2025
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
BYD teria o carro elétrico mais barato dos EUA, mesmo com 100% de imposto