Como o Japão olha para os novos carros elétricos e tecnologias da China? Recentemente, o Escritório de Comércio e Indústria da Região Central do Japão realizou um seminário para discutir as tendências tecnológicas dos veículos elétricos (EVs). Aproximadamente 70 empresas japonesas de autopeças participaram do evento, que incluiu uma visita a uma instalação de desmontagem de EVs em Gifu. O foco era entender a estrutura dos carros elétricos chineses e como esses fabricantes conseguem manter os preços tão competitivos.
Entre os veículos em exibição estavam o BYD Atto 3 (Yuan Plus), o NIO ET5 e o Tesla Model Y, com mais de 90 mil peças de 16 modelos desmontados para análise. Um dos principais pontos de interesse foi o SUV elétrico da BYD, que desde seu lançamento em fevereiro de 2022 vendeu mais de 300 mil unidades globalmente até março de 2023, com preços iniciais na China a partir de 140 mil yuan (cerca de 18.200 euros).
Uma das razões para o baixo custo do Yuan Plus é a integração de componentes. Seu sistema elétrico, chamado "E-Axle", combina motor, inversor, redutor, carregador e conversores em um único módulo, reduzindo o número de peças e, consequentemente, os custos de produção e o peso do veículo. De acordo com Kenichi Ito, gerente da Sanyo Trading, empresa que opera a instalação de desmontagem, "os fabricantes chineses são muito eficientes na redução de custos, focando apenas nas partes que precisam de maior investimento e simplificando o restante."
Outro fator importante é a produção interna de peças pela BYD, que fabrica a maioria dos componentes de seus veículos, incluindo baterias, o que diminui a dependência de fornecedores externos e otimiza os custos de produção. A marca também compartilha peças entre diferentes modelos, ampliando as economias de escala. "O número reduzido de componentes nos surpreendeu. Essa integração facilita o processo de fabricação e gera grandes economias," afirmou Sho Kato, gerente da Nissin Seiki, uma das empresas participantes do seminário.
Apesar das vantagens de custo, especialistas japoneses apontam que alguns aspectos, como a vedação das baterias, ainda podem ser aprimorados. No entanto, a estratégia de produção em massa da BYD continua a impressionar os concorrentes globais, que estão atentos às inovações dos fabricantes chineses.
A instalação de desmontagem, aberta em março de 2022, já recebeu mais de 6.000 visitantes de 450 empresas e planeja atualizar sua exposição em outubro com novos modelos chineses e sul-coreanos, como o Li Auto L9 e o Hyundai IONIQ 6.
O BYD Atto 3 (Yuan Plus), lançado na China em fevereiro de 2022 por cerca de 140 mil yuan (aproximadamente R$ 111.000), destacou-se pelo baixo custo de produção. Até março de 2023, o modelo já havia alcançado 300 mil unidades vendidas globalmente. No Japão, o Atto 3 é comercializado por 4,4 milhões de ienes, o que equivale a aproximadamente R$ 170.000. Já na Espanha, o preço inicial é de 38.000 euros (cerca de R$ 233.000). Por fim, no Brasil o SUV elétrico é vendido por R$ 235.800.
A movimentação japonesa para entender os segredos dos fabricantes chineses reflete a preocupação crescente com a liderança da China na produção de carros elétricos a baixo custo. "Estamos observando com atenção o avanço dos EVs chineses e analisando como podemos aplicar essas inovações em nossa indústria," concluiu Kato.
Fonte: Nikkei
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