A CATL lançou hoje, em Pequim, a bateria Freevoy, desenvolvida para veículos híbridos plug-in (PHEVs). A nova tecnologia oferece carregamento rápido de 4C e mais de 400 km de autonomia, promovendo uma experiência similar à de um veículo elétrico a bateria (BEV).
Segundo a CATL, em apenas 10 minutos de carregamento é possível alcançar uma autonomia superior a 280 km, graças à capacidade de supercarga 4C, abordando a preocupação com a lentidão na recarga.
A nova bateria Freevoy da CATL inclui uma “camada protetora em escala nanométrica” e utiliza tecnologia de partículas em estado excitado de alta atividade no material do cátodo, permitindo controle de potência em vários níveis. Além disso, a bateria integra tecnologia de íons de sódio, o que possibilita a descarga em temperaturas extremamente baixas, chegando a -40°C, e o carregamento em condições de até -30°C.
A bateria também utiliza tecnologia NP2.0 para garantir maior segurança, com sistemas de isolamento de fumaça e controle de pressão, resultando em uma taxa de defeitos na ordem de partes por bilhão (PPB).
A taxa de carga de 4C significa que a bateria pode ser completamente recarregada quatro vezes em uma hora ou, alternativamente, uma vez em 15 minutos. Isso proporciona maior conveniência aos motoristas, tornando os PHEVs mais competitivos frente aos veículos totalmente elétricos.
A CATL já firmou parcerias com diversas montadoras para incluir a Freevoy em seus modelos. Marcas como Li Auto, Avatr, Deepal, Changan e Neta estão entre as que adotarão a nova tecnologia. Além disso, Chery, SAIC e Geely devem integrar a Freevoy em suas linhas de PHEVs e veículos com motor a combustão como extensor de autonomia (EREVs). A expectativa é que, até 2025, a bateria esteja presente em 30 modelos diferentes.
O mercado de PHEVs na China tem crescido rapidamente, com vendas acumuladas de 3 milhões de veículos entre janeiro e setembro de 2024, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. Esse crescimento reflete o aumento do interesse por tecnologias híbridas, em parte impulsionado pelas inovações da CATL.
É uma satisfação ver um anúncio como este, mostrando que a tecnologia de baterias avança rapidamente. No caso específico desta nova bateria da CATL, ela ataca dois pontos críticos da maioria dos híbridos plug-in (PHEV), como o tempo de recarga e o alcance elétrico, oferecendo ao motorista a conveniência de utilizá-lo, na prática, como um veículo elétrico a bateria. Apenas como referência, hoje em dia os melhores híbridos plug-in têm autonomia entre 80 e 150 km - no caso da China já existem modelos PHEV com alcance na faixa dos 200 km.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem