A QuantumScape, empresa californiana especializada em baterias de estado sólido com apoio do Grupo Volkswagen, anunciou o início da produção de amostras de suas primeiras células de lítio-metal de alta densidade energética.

As células QSE-5, com mais de 800 Wh/L de densidade, foram enviadas a clientes automotivos para uma fase de testes de verificação. Esse marco representa um passo importante na viabilização da tecnologia de baterias sólidas para aplicações em veículos elétricos de próxima geração.

quantumspace bateria estado solido (3)

A inovação da QuantumScape baseia-se em um eletrólito sólido de cerâmica, que atua também como separador químico entre ânodo e cátodo, aumentando a flexibilidade do uso de materiais no cátodo, como LFP (litio-ferrofosfato) e NCM (níquel-cobalto-manganês). As células possuem uma configuração sem ânodo, o que permite uma recarga acelerada, indo de 10% a 80% em menos de 15 minutos, um avanço significativo em relação às tecnologias atuais de baterias.

Os testes de validação iniciados com a versão QSE-5 marcam a segunda fase do desenvolvimento, sendo que cada fase tem duração média de 18 meses. A empresa planeja aumentar a produção gradativamente, visando o início da fabricação em larga escala para o final de 2026 ou início de 2027. As novas células podem ser produzidas em diferentes formatos, como bolsa, cilíndrico e prismático, o que facilita a integração nas linhas de produção automotivas já existentes e contribui para acelerar a entrada dessas baterias no mercado.

Galeria: QuantumSpace - protótipo bateria de estado sólido

Além da densidade energética e capacidade de carga rápida, a QuantumScape trabalha no aprimoramento da confiabilidade das células e eficiência dos processos produtivos, com um processo avançado de separação planejado para 2025. Segundo Jagdeep Singh, CEO da QuantumScape, as baterias de lítio-metal sólido têm o potencial de elevar o desempenho dos veículos elétricos, sendo uma inovação chave para reduzir a distância de performance entre veículos elétricos e a combustão e para transformar o futuro da mobilidade elétrica.