Talvez seja apenas um fogo de palha, mas o sinal de “positivo” volta a dominar os dados de vendas de carros elétricos na Europa (União Europeia, Reino Unido e países da EFTA). Segundo a Acea, foram 213.443 veículos totalmente elétricos registrados em setembro no Velho Continente, um aumento de 13,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando as entregas totalizaram apenas 187.403 unidades.

O market share também apresentou bom desempenho, subindo para 19,1% (+3,1% em relação a setembro de 2023). No entanto, os dados acumulados de 2024 mostram um cenário mais estável: nos primeiros nove meses, as vendas e a participação de mercado ficaram, respectivamente, em 1.433.225 e 14,7%, com uma queda de 2,6% e 0,5%.

Vendas de carros elétricos em setembro

Carros elétricos Vendas Participação de mercado
Europa 213.443 (+13.9%) 19.1% (+3.1%)
Itália 6.422 (+30%) 5.3% (+1.7%)

Um panorama que também vê a Itália em alta, com vendas de 6.422 unidades em setembro e 48.217 no período acumulado de janeiro até o momento: são aumentos de 30% e 5,4%, com participação de mercado de 5,3% e 4% (1,7% e 0,1%). Por outro lado, o restante do mercado está dificuldade, perdendo 4,2%.

Vendas de carros elétricos de janeiro a setembro

Carros elétricos Vendas Participação de mercado
Europa 1.433.225 (-2.6%) 14,7% (-0.5%)
Itália 48.217 (+5.4%) 4% (+0.1%)
Tesla Model Y: o interior

O interior do Tesla Model Y, o carro mais vendido do mundo em 2023

No entanto, o clima de incerteza sobre o futuro da eletrificação na península italiana permanece, comentou Andrea Cardinali, diretor geral da Unrae: "Há uma necessidade urgente de clareza sobre as políticas ambientais e alfandegárias da União Europeia. Em nível nacional, esperamos que o setor automotivo seja levado em devida consideração na próxima Lei Orçamentária de 2025, embora não apareça em declarações recentes de altos executivos. Além disso, é fundamental que o governo intervenha com um Dpcm dedicado, delineando um plano plurianual para apoiar concretamente o caminho de transição energética de nosso país".

"Na frente de incentivos", continua ele, "acreditamos que é necessária uma ação imediata em três frentes cruciais: em primeiro lugar, a disponibilidade total dos 240 milhões de fundos residuais da dotação de incentivos de 2024; em segundo lugar, a recuperação dos 250 milhões alocados em 2022 para 2025 e depois revertidos pelo Decreto de Coesão; finalmente, a eliminação do limite de preço para a faixa de CO2 de 0-20 g/km, ou pelo menos sua equalização com a faixa de 21-60 g/km.

Tesla Model Y vence novamente

Voltando ao ranking dos modelos mais vendidos em setembro (fonte: Jato, referente apenas à UE e ao Reino Unido), o Tesla Model Y triunfou mais uma vez, graças aos 28.876 motoristas que o preferiram. Ele é seguido no pódio por seu irmão Model 3 e pelo Skoda Enyaq.

  1. Tesla Model Y: 28.876 (-1%)
  2. Tesla Model 3: 14.965 (+314%)
  3. Skoda Enyaq: 9.503 (+57%)
  4. Volvo EX30: 7.266 (novo)
  5. Volkswagen ID.4: 7.016 (+16%)
  6. Volkswagen ID.7: 5.473 (novo)
  7. Volkswagen ID.3: 5.097 (+20%)
  8. BMW iX1: 5.062 (+27%)
  9. Mercedes-Benz EQA: 5.008 (+11%)
  10. Audi Q4: 4.738 (+4%)