Talvez seja apenas um fogo de palha, mas o sinal de “positivo” volta a dominar os dados de vendas de carros elétricos na Europa (União Europeia, Reino Unido e países da EFTA). Segundo a Acea, foram 213.443 veículos totalmente elétricos registrados em setembro no Velho Continente, um aumento de 13,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando as entregas totalizaram apenas 187.403 unidades.
O market share também apresentou bom desempenho, subindo para 19,1% (+3,1% em relação a setembro de 2023). No entanto, os dados acumulados de 2024 mostram um cenário mais estável: nos primeiros nove meses, as vendas e a participação de mercado ficaram, respectivamente, em 1.433.225 e 14,7%, com uma queda de 2,6% e 0,5%.
Carros elétricos | Vendas | Participação de mercado |
Europa | 213.443 (+13.9%) | 19.1% (+3.1%) |
Itália | 6.422 (+30%) | 5.3% (+1.7%) |
Um panorama que também vê a Itália em alta, com vendas de 6.422 unidades em setembro e 48.217 no período acumulado de janeiro até o momento: são aumentos de 30% e 5,4%, com participação de mercado de 5,3% e 4% (1,7% e 0,1%). Por outro lado, o restante do mercado está dificuldade, perdendo 4,2%.
Carros elétricos | Vendas | Participação de mercado |
Europa | 1.433.225 (-2.6%) | 14,7% (-0.5%) |
Itália | 48.217 (+5.4%) | 4% (+0.1%) |
O interior do Tesla Model Y, o carro mais vendido do mundo em 2023
No entanto, o clima de incerteza sobre o futuro da eletrificação na península italiana permanece, comentou Andrea Cardinali, diretor geral da Unrae: "Há uma necessidade urgente de clareza sobre as políticas ambientais e alfandegárias da União Europeia. Em nível nacional, esperamos que o setor automotivo seja levado em devida consideração na próxima Lei Orçamentária de 2025, embora não apareça em declarações recentes de altos executivos. Além disso, é fundamental que o governo intervenha com um Dpcm dedicado, delineando um plano plurianual para apoiar concretamente o caminho de transição energética de nosso país".
"Na frente de incentivos", continua ele, "acreditamos que é necessária uma ação imediata em três frentes cruciais: em primeiro lugar, a disponibilidade total dos 240 milhões de fundos residuais da dotação de incentivos de 2024; em segundo lugar, a recuperação dos 250 milhões alocados em 2022 para 2025 e depois revertidos pelo Decreto de Coesão; finalmente, a eliminação do limite de preço para a faixa de CO2 de 0-20 g/km, ou pelo menos sua equalização com a faixa de 21-60 g/km.
Voltando ao ranking dos modelos mais vendidos em setembro (fonte: Jato, referente apenas à UE e ao Reino Unido), o Tesla Model Y triunfou mais uma vez, graças aos 28.876 motoristas que o preferiram. Ele é seguido no pódio por seu irmão Model 3 e pelo Skoda Enyaq.
Fonte: Acea
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