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BYD supera Tesla em receita de vendas pela primeira vez na história

Montadora chinesa avança em resultados de vendas no trimestre, mas lucro ainda fica atrás da Tesla

Salão EMOB 2024 - BYD e GWM (3)
Foto de: InsideEVs Brasil

A BYD, líder global em vendas de carros elétricos e híbridos plug-in, registrou uma receita trimestral que superou a da Tesla pela primeira vez, alcançando 201,1 bilhões de yuans (cerca de R$ 163,19 bilhões) entre julho e setembro de 2024. Esse resultado representa um crescimento de 24% em comparação ao mesmo período do ano anterior e marca um avanço importante na disputa entre as duas maiores fabricantes de carros elétricos do mundo. 

Apesar de a Tesla ter mantido a liderança global nas vendas de carros elétricos no terceiro trimestre, a BYD obteve um aumento de 11,5% em seu lucro líquido, totalizando 11,6 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 9,4 bilhões), impulsionado por um forte desempenho em vendas de modelos híbridos plug-in e incentivos oferecidos pelo governo chinês. O crescimento foi sustentado por uma maior demanda doméstica e incentivos para troca de veículos a gasolina por modelos mais sustentáveis, o que favoreceu o mercado interno e reforçou a posição da BYD na China.

BYD - concessionária (BR)
Foto de: InsideEVs Brasil

A estratégia de subsidiar veículos híbridos e elétricos aumentou a competitividade da BYD no mercado chinês, permitindo que ela se beneficiasse de uma base de produção verticalmente integrada e de tecnologia avançada em seus sistemas de propulsão, o que tem sido reconhecido globalmente. No entanto, os lucros da Tesla ainda superam os da BYD, alcançando US$ 2,2 bilhões no trimestre (R$ 12,7 bilhões), e a fabricante norte-americana de Elon Musk se mantém como a montadora mais valiosa globalmente, graças a sua inovação em inteligência artificial e condução autônoma.

Novo Tesla Model 3 (2023)

Enquanto a BYD aumenta seus esforços de exportação para mercados como Europa e planeja dobrar o volume de exportações anuais, enfrenta desafios com tarifas adicionais impostas pela União Europeia, que miram os veículos elétricos chineses. Mesmo assim, a expectativa para o último trimestre é de crescimento contínuo, sustentado pelo mercado interno e subsídios, com a BYD se aproximando de sua meta de vender 4 milhões de veículos até o fim de 2024. 

No Brasil, a montadora chinesa encerra um ano com vendas recordes de carros elétricos e híbridos plug-in, enquanto se prepara para começar a produção local em Camaçari (BA), prevista para o início de 2025. A expectativa agora fica por conta da nova política de preços para os modelos eletrificados nacionais da marca. A conferir. 

Fonte: Reuters