A BYD, líder global em vendas de carros elétricos e híbridos plug-in, registrou uma receita trimestral que superou a da Tesla pela primeira vez, alcançando 201,1 bilhões de yuans (cerca de R$ 163,19 bilhões) entre julho e setembro de 2024. Esse resultado representa um crescimento de 24% em comparação ao mesmo período do ano anterior e marca um avanço importante na disputa entre as duas maiores fabricantes de carros elétricos do mundo.
Apesar de a Tesla ter mantido a liderança global nas vendas de carros elétricos no terceiro trimestre, a BYD obteve um aumento de 11,5% em seu lucro líquido, totalizando 11,6 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 9,4 bilhões), impulsionado por um forte desempenho em vendas de modelos híbridos plug-in e incentivos oferecidos pelo governo chinês. O crescimento foi sustentado por uma maior demanda doméstica e incentivos para troca de veículos a gasolina por modelos mais sustentáveis, o que favoreceu o mercado interno e reforçou a posição da BYD na China.
A estratégia de subsidiar veículos híbridos e elétricos aumentou a competitividade da BYD no mercado chinês, permitindo que ela se beneficiasse de uma base de produção verticalmente integrada e de tecnologia avançada em seus sistemas de propulsão, o que tem sido reconhecido globalmente. No entanto, os lucros da Tesla ainda superam os da BYD, alcançando US$ 2,2 bilhões no trimestre (R$ 12,7 bilhões), e a fabricante norte-americana de Elon Musk se mantém como a montadora mais valiosa globalmente, graças a sua inovação em inteligência artificial e condução autônoma.
Enquanto a BYD aumenta seus esforços de exportação para mercados como Europa e planeja dobrar o volume de exportações anuais, enfrenta desafios com tarifas adicionais impostas pela União Europeia, que miram os veículos elétricos chineses. Mesmo assim, a expectativa para o último trimestre é de crescimento contínuo, sustentado pelo mercado interno e subsídios, com a BYD se aproximando de sua meta de vender 4 milhões de veículos até o fim de 2024.
No Brasil, a montadora chinesa encerra um ano com vendas recordes de carros elétricos e híbridos plug-in, enquanto se prepara para começar a produção local em Camaçari (BA), prevista para o início de 2025. A expectativa agora fica por conta da nova política de preços para os modelos eletrificados nacionais da marca. A conferir.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Maserati vai ajudar Leapmotor a melhorar seus carros elétricos
NETA inicia pré-venda dos modelos AYA e X; confira os preços
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla