E a China surpreende mais uma vez. A gigante dos eletrônicos Xiaomi, que recentemente lançou seu primeiro carro elétrico, marcou presença em Nürburgring com o SU7 Ultra Prototype, uma versão esportiva com aprimoramentos que conquistou nada menos que o título de carro de quatro portas mais rápido na pista alemã ao superar o respeitado Porsche Taycan Turbo GT.
Com design derivado do bem sucedido carro elétrico de estreia da marca chinesa, o SU7, o SU7 Ultra aposta em elementos mais esportivos, incluindo para-choques mais robustos, um grande spoiler traseiro de 1.560 mm, difusor traseiro ativo e uma carroceria mais larga, resultando em uma força aerodinâmica de 285 kg. A versão brava do elétrico mede 5.115 mm de comprimento, 1.970 mm de largura e 1.465 mm de altura, com entre-eixos de 3.000 mm.
Equipado com rodas de 21 polegadas e pneus Pirelli P Zero 5, o Ultra conta com elementos focados no alto desempenho. O interior chama a atenção pelos bancos esportivos, cintos amarelos, volante revestido em Alcantara e acabamentos em fibra de carbono nas portas, túnel central e retrovisor, deixando a cabine ainda mais refinada na comparação com o modelo regular.
O SU7 Ultra é alimentado pela bateria Qilin 2.0 da CATL, com capacidade de 93,7 kWh e sistema de resfriamento de dupla superfície. A bateria trabalha com até 490 kW de potência de carga, permitindo uma recarga de 10% a 80% em apenas 11 minutos. Com três motores elétricos que somam 1.548 cv e 1.770 Nm de torque, o SU7 Ultra atinge 100 km/h em 1,98 segundo e 200 km/h em 5,86 segundos, com velocidade máxima de 350 km/h. Em testes, o modelo percorreu o quarto de milha em 9,23 segundos.
A Xiaomi também investiu em um sistema de frenagem avançado, com discos de carbono-cerâmica – os maiores já aplicados em um carro esportivo. Com 430 mm x 40 mm na dianteira e 410 mm x 32 mm na traseira, esses discos alcançam até 1.300°C e são suportados por pinças Akebono de 6 pistões na frente e 4 pistões na traseira. O SU7 Ultra é capaz de parar completamente a partir dos 100 km/h em apenas 30,8 metros.
Com esses avanços, o Xiaomi SU7 Ultra dá uma importante mostra do que os fabricantes chineses podem fazer no segmento de veículos elétricos de alta performance, atingindo um feito histórico ao vencer um dos modelos mais renomados em Nürburgring.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
NETA inicia pré-venda dos modelos AYA e X; confira os preços
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil