A Geely revoluciona o mercado de híbridos plug-in com o lançamento do EM-i (NordThor 2.0). Equipado com um motor a combustão interna de última geração, que alcança impressionantes 46,5% de eficiência térmica, o novo sistema é um das referências do segmento. Integrando 11 funções em um único conjunto elétrico, o EM-i proporciona uma autonomia combinada de até 2.390 km e um consumo médio de apenas 2,67 L/100 km, consolidando a posição da Geely como líder em tecnologia híbrida e desafiando diretamente a concorrência, como a BYD e seu sistema DM 5.0.
A estreia do sistema NordThor 2.0 será com o modelo Geely Starship 7, que será apresentado de forma oficial em 4 de novembro de 2024. Além do EM-i, o sistema NordThor conta com outra variante, o EM-P, voltado para alta performance e já presente em veículos da marca Lynk & Co. Ambos os sistemas refletem a estratégia da Geely de expandir sua atuação no altamente concorrido mercado de veículos híbridos plug-in.
No cenário chinês, os veículos híbridos plug-in têm ganhado força, com a BYD liderando o segmento. No entanto, outras montadoras chinesas, como a SAIC, com o sedan Roewe D7 DMH, e a Chery, com o SUV Fulwin T10, também têm avançado bastante, inclusive alcançando recordes mundiais em autonomia e eficiência. A Roewe entrou para o Guinness com a maior distância percorrida por um veículo híbrido plug-in, enquanto o Chery Fulwin T10 é atualmente o SUV híbrido plug-in com maior autonomia combinada.
Além de sua eficiência, o motor do EM-i pode operar com combustível à base de metanol e sob temperaturas extremas de até -35°C, aumentando sua versatilidade e adaptabilidade para diferentes mercados e condições climáticas. Essas inovações ajudam a impulsionar a Geely, que também é dona de marcas como Volvo e Zeekr, na corrida por tecnologias híbridas avançadas, visando atender tanto ao mercado interno quanto à expansão global.
Tudo indica que em breve veremos essas tecnologias fora da China, considerando os exemplos de outros componentes desenvolvidos pela Geely, como a plataforma SEA para veículos elétricos, que hoje equipa modelos de outras marcas do grupo, inclusive o novo Volvo EX30.
No final das contas, é impressionante acompanhar a velocidade das inovações para veículos eletrificados, forçando uma concorrência bastante acirrada entre as principais marcas. Vale mencionar que o novo sistema híbrido DM-i 5.0 da BYD tem eficiência térmica de 46,06%, perdendo por muito pouco para o novo conjunto da Geely, e ambos prometem alcance combinado superior a 2.000 km nas versões equipadas com as baterias maiores. Bom para os consumidores.
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