Tem novidade na área. O novo carro elétrico da marca Aion, pertencente à montadora chinesa GAC, foi revelado em primeiras imagens, possivelmente para cumprir requisitos de registro no Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China. Com codinome AY2, o carro virá na sequência do lançamento do Aion V, também projetado para o mercado global. O hatch tem previsão de estreia oficial no Salão de Guangzhou, em novembro, e poderá estar disponível para o mercado em 2025.
As imagens mostram que a frente do AY2 tem um design bem diferente, com luzes que lembram "pálpebras" e, logo abaixo, elementos em um padrão que faz referência ao ideograma chinês "tian" (田), que significa campo de arroz. Outros detalhes interessantes incluem uma entrada de ar embaixo do para-lama e um porto de recarga na lateral direita. As maçanetas das portas são semiexpostas, o que ajuda na aerodinâmica sem estourar o orçamento. Além disso, o modelo vem com diferentes estilos de rodas de liga leve.
Na traseira, o carro conta com uma linha de teto que termina em um spoiler, enquanto as lanternas repetem o padrão "tian", o que pode sugerir o nome do modelo. Espera-se que o AY2 se posicione como concorrente de modelos como BYD Dolphin, Wuling Bingo e Volkswagen ID.3, com faixa de preço de aproximadamente 100 mil yuans (R$ 81.000).
O AY2 deve utilizar a plataforma elétrica AEP, também adotada pelo Aion V de segunda geração. Essa plataforma de 400V é compatível com a tecnologia de carbeto de silício, e oferece carregamento rápido de 3C (algo em 30 e 40 minutos para o carregamento total, a depender da capacidade da bateria) com baterias de fosfato de ferro-lítio.
A revelação completa, bem como a divulgação de todos os detalhes técnicos irão acontecer na segunda semana de novembro, quando o carro elétrico for apresentado ao público.
Com o objetivo de alcançar a meta de 1 milhão de carros Aion produzidos até 2025, a GAC continua expandindo sua capacidade de produção, com uma fábrica recém-inaugurada na Tailândia e outra em construção na Indonésia.
GAC Aion Y Plus
A presença da GAC no mercado brasileiro foi confirmada em setembro, junto com o anúncio de um investimento de US$ 1 bilhão no Brasil ao longo dos próximos cinco anos, após reunião entre o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin e o presidente da GAC, Feng Xingya, em Pequim. Esse movimento reforça a estratégia da marca de aumentar sua atuação no mercado global de veículos elétricos, a exemplo de outras marcas chinesas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
GAC Motor: gigante chinesa anuncia oficialmente sua chegada ao Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo motor elétrico com eficiência recorde de 98,5% tem início de produção
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Hyptec SSR: hipercarro elétrico da chinesa GAC começa a ser exportado