Não é segredo que a China é o grande mercado mundial para carros elétricos. Mais da metade dos BEVs (veículos elétricos a bateria) do mundo é vendida lá, portanto, é natural que esse país tenha a maior oferta de veículos.
De acordo com minha pesquisa, cerca de 468 modelos totalmente elétricos (excluindo vans comerciais, veículos comerciais leves e rebadges) estarão disponíveis até outubro de 2024, dos quais 267 são chineses (57% do total). Assim, a BYD está pronta para se tornar uma concorrente ainda mais séria das montadoras ocidentais.
A BYD começou a produzir carros há apenas 22 anos, com carros copiados do mercado ocidental e baixos padrões de qualidade. Então, entre 2018 e 2019, enquanto outras montadoras enfrentavam problemas de pandemia e de semicondutores, a BYD acelerou seus planos ao se tornar líder no mercado doméstico. Em 2023, ela ultrapassou as vendas da Volkswagen e se tornou a marca preferida na China.
A liderança resultou de uma grande ofensiva de produtos que incluiu novos modelos em quase todos os segmentos principais. A estratégia tem sido visar os mercados de carros elétricos puros e híbridos plug-in com software de ponta, entretenimento informativo e desempenho da bateria.
O aumento da competitividade de seus carros afetou as vendas, que subiram de 427.300 unidades em 2020 para 2,89 milhões no ano passado (excluindo os volumes de outras marcas da BYD, como Denza e Yangwang). Para fins de comparação, no mesmo período, os volumes globais da Tesla aumentaram de 500.000 para 1,81 milhão de unidades.
Este ano, até setembro, a BYD e todas as suas marcas venderam 2,75 milhões de unidades, um aumento de 32%, incluindo 1,17 milhão de carros elétricos puros, um aumento de 12%. A Tesla vendeu 1,29 milhão de carros elétricos, uma queda de 2%. A diferença está diminuindo.
Há dois motivos principais para o sucesso da BYD. O primeiro é a competitividade de preços, que é o resultado do forte apoio do governo chinês e da produção doméstica. A integração vertical da BYD reduz os custos e o tempo e garante a parte fundamental de qualquer veículo eletrificado: as baterias.
O segundo motivo é sua estratégia. Presente nos segmentos BEV e PHEV (Plug-in Hybrid Vehicle), a BYD se tornou a oferta mais abrangente para aqueles que querem mudar de carros com motor a combustão para carros eletrificados. Sua linha geral é tão diversificada que agora é tão grande quanto a da Renault, Ford ou BMW e maior que a da Mazda, Mitsubishi, Skoda ou outras.
No ano passado, 95% das vendas totais do Grupo BYD vieram da China. Como seus carros atendem aos padrões globais, a empresa está abrindo caminho de forma agressiva em outros mercados. Até o momento, o maior progresso foi feito no Sudeste Asiático e na América Latina. No entanto, a BYD sabe que, para se tornar uma empresa verdadeiramente global, precisa expandir sua presença na Europa, já que está praticamente proibida de entrar nos Estados Unidos.
Com base nos preços e produtos que oferece atualmente, ela pode se tornar uma ameaça real tanto para os fabricantes ocidentais quanto para a Tesla. Veremos o que acontecerá nos próximos meses.
Onde | Participação de mercado | Posição da BYD no ranking dos carros mais vendidos | |
Europa | Áustria | 9% | Terceiro lugar |
Dinamarca | 3% | Nono | |
Espanha | 5% | Sexto | |
Grécia | 6% | Terceiro | |
Hungria | 14% | Segundo | |
Irlanda | 9% | Quinto | |
Portugal | 6% | Sexto | |
Finlândia | 3% | Décimo | |
Ásia-Pacífico | Israel | 26% | Primeiro lugar |
Malásia | 59% | Primeiro | |
Cingapura | 46% | Primeiro lugar | |
Tailândia | 41% | Primeiro lugar | |
Austrália | 20% | Segundo lugar | |
Índia | 3% | Quarto | |
Nova Zelândia | 13% | Segundo | |
Filipinas | 46% | Primeiro lugar | |
Indonésia | 28% | Segundo lugar | |
América Latina | Brasil | 73% | Primeiro |
Colômbia | 34% | Primeiro | |
Chile | 21% | Segundo |
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATODynamics.
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