Os ônibus elétricos são uma ferramenta poderosa para reduzir emissões e os custos das frotas de transporte público. Em São Paulo (SP), por exemplo, a capital tem como meta ter 20% de sua frota até o fim de 2024 composta por veículos elétricos.
Atualmente, o desempenho desses modelos tem melhorado constantemente e os veículos comerciais já alcançam uma autonomia mais que suficiente. Um exemplo é o Yutong C12E, fornecido pela empresa chinesa de mesmo nome, que superou os 500 quilômetros de autonomia com uma única carga em condições reais.
Este modelo, que trabalha há dois anos na linha que liga o bairro de Preston, no subúrbio de Melbourne, Austrália, à cidade de Kiama, cidade costeira com distância aproximada de 120 km de Sidney, percorre por dia cerca de 285 quilômetros, ida e volta, gastando apenas cerca de 50% de sua bateria. O trajeto inclui diversas condições de estradas, como tráfego urbano, rodovias e estradas de montanha, com dezenas de passageiros e carga, onde o ônibus alcançou um consumo médio de 63 kWh por 100 km.
Com um preço estimado de cerca de 15 centavos de euro por kWh, este consumo teria um custo em torno de 9,4 euros (cerca de R$ 59,23) por 100 km. Já usando diesel, com um consumo médio de 22 litros por 100 km e um custo de 1,3 euros (R$ 8,19) por litro, os mesmos 100 quilômetros teriam um custo de 28,6 euros, apenas considerando os custos energéticos. Três vezes menos custo para o elétrico.
Lineup de modelos da Yutong
Além do menor custo operacional, a Yutong destaca a vida útil do modelo, de pelo menos 1,5 milhão de quilômetros. Este feito foi alcançado com o Yutong C12E, um ônibus elétrico de linha de 12 metros e 57 lugares, baseado na plataforma Yutong Electric Architecture (YEA), lançada em setembro.
O sistema de propulsão de 350 kW (475 CV) e 3.500 Nm (356.90 kgfm) é alimentado por um pacote de baterias de lítio-ferro-fosfato de 350 kWh, que permite uma ampla autonomia graças ao baixo consumo energético.
A Yutong oferece uma ampla linha de veículos, que inclui ônibus tradicionais, rodoviários, modelos específicos para aeroportos, trailers e, na sua divisão de caminhões, modelos leves, médios e extra-pesados, com foco em mineradoras e indústrias semelhantes. Todos esses modelos têm como foco a eletrificação.
Segundo Kent Chang, diretor executivo da Yutong Asia-Pacific: "Na transformação da eletrificação do transporte público, existem muitos desafios e obstáculos, como a limitação da autonomia, a segurança da bateria, a eficiência de carga, a confiabilidade operacional e a rentabilidade, que devemos abordar no desenvolvimento de ônibus totalmente elétricos."
Fonte: forococheselectricos.com
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