Conforme antecipado, o fabricante chinês Xpeng apresentou oficialmente um sistema elétrico com extensor de autonomia chamado Kunpeng Super Electric System. Apesar do mesmo nome, o sistema de baterias não aparenta ter relações com a linha de baterias Kunpeng apresentada pela Chery, em outubro.
Apresentado no evento AI Tech Day 2024 em Guangzhou, na China. Ele permite uma autonomia combinada de até 1.400 km, sendo capaz de rodar 430 km somente no modo elétrico. Com essa inovação, a Xpeng busca oferecer uma solução para os motoristas que desejam uma experiência de condução elétrica sem a preocupação de ficar sem carga. De acordo com a empresa, o sistema utiliza uma bateria capaz de acessar potências de carga de até 5 C, permitindo carregar 70% da bateria em apenas 12 minutos.
O CEO da Xpeng, He Xiaopeng, destacou que o objetivo da empresa não é criar apenas mais um sistema EREV (elétricos com modo de extensão de autonomia), mas sim algo ''extraordinário e único''. Ele criticou ainda os sistemas atuais por não oferecerem uma boa experiência, com tempos de carregamento longos e autonomia limitada.
O sistema Kunpeng da Xpeng terá ainda otimização para condições de estrada, utilizando inteligência artificial para antecipar a necessidade de carga em áreas montanhosas. Além disso, o motor de combustão será projetado para produzir apenas 1 decibel a mais de ruído quando em funcionamento. De acordo com o portal CarNewsChina, o sistema utilizará uma bateria 5C e o carregador Xpeng S5, que estará disponível em 2025.
A Xpeng utilizará seu SUV G9, um modelo de porte um pouco maior que um BMW X5 (inclusive no posicionamento), para fazer seu primeiro modelo com extensor de autonomia. A mudança estratégica da Xpeng é uma resposta às barreiras comerciais impostas aos carros elétricos fabricados na China, que não se aplicam a veículos híbridos ou de combustão, e que acabam incluindo por uma brecha os EREVs. A empresa segue os passos de outras marcas chinesas que também estão desenvolvendo sistemas elétricos com extensor de autonomia.
A expectativa é que o Xpeng G9 com o sistema Kunpeng seja um sucesso no mercado, oferecendo uma combinação de autonomia elétrica e eficiência de combustão. A empresa está trabalhando para garantir que o modelo seja lançado no mercado o mais rápido possível, aproveitando a demanda crescente por veículos elétricos e híbridos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Electric Days 2024 trará inovação, tecnologia, mobilidade elétrica e ESG
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Hyundai Creta elétrico é flagrado na Índia e pode ser opção ao Yuan Pro
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033