Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Especialista Milad Kalume comenta o impacto de Trump e os desafios da Tesla no Brasil
A presença da Tesla no Brasil ainda é incerta, apesar do crescimento do mercado nacional de veículos elétricos. Atualmente, não há uma operação oficial da marca no país, e os poucos modelos que circulam pelas ruas brasileiras foram importados por entusiastas, com o apoio de importadoras. Desde 2015, aproximadamente 200 veículos da Tesla foram adquiridos no Brasil, conforme levantamento da Neocharge, empresa de recarga elétrica.
Em entrevista exclusiva ao Motor1 Brasil, o Consultor Independente do Mercado Automotivo & Mobilidade Milad Kalume Neto destaca que a chegada da Tesla ao país não depende apenas da expansão do mercado de veículos elétricos, mas também de questões políticas e econômicas. Segundo ele, o mercado brasileiro ainda é pequeno para os padrões da Tesla, mas tem potencial de crescimento. Caso o Brasil se torne mais representativo na venda de elétricos, a marca de Elon Musk poderá considerar uma operação oficial aqui.
A presença limitada da Tesla na América do Sul, com uma loja inaugurada no Chile em fevereiro deste ano, indica que a marca está atenta ao potencial da região. No entanto, para que o Brasil se torne um dos mercados prioritários, é necessário que o consumo de veículos elétricos cresça substancialmente, algo que não deve ocorrer no curto prazo.
Impacto de Políticas Globais
Kalume acredita que, apesar das políticas de eletrificação ainda incipientes nos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, que prevê um protecionismo maior, o Brasil e o México têm a chance de se destacar como polos de produção para a demanda local e outros mercados.
"Se as ações se configurarem em estratégias positivas para o Brasil, poderemos abraçar todo este investimento e ser um novo polo de produção de veículos elétricos para suprir a demanda da própria América do Sul e de outros mercados", comenta Kalume, que considera difícil, mas não impossível, que isso aconteça.
Elon Musk e Outras Operações no Brasil
Apesar de a Tesla ainda não ter feito investimentos diretos no Brasil, Elon Musk mantém parcerias estratégicas no país. Em 2022, ele firmou um contrato com a mineradora Vale para o fornecimento de níquel, recurso essencial para a produção de baterias de veículos elétricos. Além disso, a SpaceX, outra empresa de Musk, oferece o serviço de internet via satélite Starlink no Brasil, o que demonstra seu interesse no mercado local.
Por enquanto, a abertura de uma fábrica ou loja da Tesla no Brasil não está nos planos de curto prazo, mas o fortalecimento do mercado de elétricos e o aumento da demanda por veículos da marca poderão influenciar decisões futuras. Seja como for, a futura administração Trump deve sim impactar nas futuras estratégias globais da Tesla. Vamos acompanhar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024