A presença da Tesla no Brasil ainda é incerta, apesar do crescimento do mercado nacional de veículos elétricos. Atualmente, não há uma operação oficial da marca no país, e os poucos modelos que circulam pelas ruas brasileiras foram importados por entusiastas, com o apoio de importadoras. Desde 2015, aproximadamente 200 veículos da Tesla foram adquiridos no Brasil, conforme levantamento da Neocharge, empresa de recarga elétrica.
Em entrevista exclusiva ao Motor1 Brasil, o especialista Milad Kalume Neto destaca que a chegada da Tesla ao país não depende apenas da expansão do mercado de veículos elétricos, mas também de questões políticas e econômicas. Segundo ele, o mercado brasileiro ainda é pequeno para os padrões da Tesla, mas tem potencial de crescimento. Caso o Brasil se torne mais representativo na venda de elétricos, a marca de Elon Musk poderá considerar uma operação oficial aqui.
A presença limitada da Tesla na América do Sul, com uma loja inaugurada no Chile em fevereiro deste ano, indica que a marca está atenta ao potencial da região. No entanto, para que o Brasil se torne um dos mercados prioritários, é necessário que o consumo de veículos elétricos cresça substancialmente, algo que não deve ocorrer no curto prazo.
Kalume acredita que, apesar das políticas de eletrificação ainda incipientes nos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, que prevê um protecionismo maior, o Brasil e o México têm a chance de se destacar como polos de produção para a demanda local e outros mercados.
"Se as ações se configurarem em estratégias positivas para o Brasil, poderemos abraçar todo este investimento e ser um novo polo de produção de veículos elétricos para suprir a demanda da própria América do Sul e de outros mercados", comenta Kalume, que considera difícil, mas não impossível, que isso aconteça.
Apesar de a Tesla ainda não ter feito investimentos diretos no Brasil, Elon Musk mantém parcerias estratégicas no país. Em 2022, ele firmou um contrato com a mineradora Vale para o fornecimento de níquel, recurso essencial para a produção de baterias de veículos elétricos. Além disso, a SpaceX, outra empresa de Musk, oferece o serviço de internet via satélite Starlink no Brasil, o que demonstra seu interesse no mercado local.
Por enquanto, a abertura de uma fábrica ou loja da Tesla no Brasil não está nos planos de curto prazo, mas o fortalecimento do mercado de elétricos e o aumento da demanda por veículos da marca poderão influenciar decisões futuras. Seja como for, a futura administração Trump deve sim impactar nas futuras estratégias globais da Tesla. Vamos acompanhar.
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