Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Dacia Spring Cargo foi lançado no Reino Unido com foco nas entregas urbanas
Essa é uma longa tradição no Reino Unido: Conversões de carros normais em vans. Por exemplo, antigamente havia pequenas vans com janelas laterais traseiras fechadas e sem bancos traseiros. Bastante útil (e atraente do ponto de vista econômico) para pequenas empresas. Agora a Dacia está lançando o Spring Cargo por lá.
Com preço de apenas £14.995 sem IVA, o equivalente a R$ 112.000, o Dacia Spring Cargo é agora o veículo comercial elétrico mais barato do Reino Unido. Os para-choques sem pintura são visualmente interessantes considerando sua proposta.
Se você remover os bancos traseiros e instalar uma divisória de malha metálica, o Spring Cargo não é apenas um minicarro elétrico com um porta-malas grande. Com modestos 3,70 metros de comprimento e um raio de giro de 4,8 metros, ele é um sonho para passar por ruas estreitas ou entrar em vagas de estacionamento apertadas.
De alguma forma, esse micro furgão consegue acomodar uma carga útil de 370 kg e um espaço de carga de 1.085 litros, que pode ser acessado pelas portas traseiras e pela porta traseira. É algo como o canivete suíço dos carros elétricos urbanos: compacto, engenhoso e pronto para tudo.
Quando se trata de desempenho, o Spring Cargo tem bastante energia para mantê-lo em movimento durante todo o dia. Com sua bateria de 26,8 kWh, ele tem uma autonomia de até 300 km na cidade e, mesmo em trechos de uso misto, ainda consegue percorrer 225 km entre as recargas.
Precisa reabastecer rapidamente? O tempo de carregamento do CCS de 20% a 80% é especificado como 45 minutos. Dado o tamanho da bateria, essa não é exatamente uma carga rápida, mas deve ser suficiente para a maioria das viagens urbanas.
Galeria: Dacia Spring Cargo
Sob o capô, o modelo traz um motor elétrico de 65 cv, o mesmo utilizado no Renault Kwid E-Tech vendido no Brasil, que entrega um desempenho adequado para a proposta. Ele pode não impressionar pela potência, mas é mais do que suficiente para enfrentar o tráfego intenso e os desafios urbanos. Em termos de estilo, a cor padrão Branco Polar adiciona um toque de elegância e simplicidade ao visual.
Mas a Dacia não economizou na tecnologia - há uma tela de 10 polegadas para o sistema de infoentretenimento, espelhamento de smartphone, Bluetooth, controle de cruzeiro e até mesmo uma câmera de ré. Ele também é compatível com V2L (Vehicle-to-Load), o que significa que você pode conectar seus dispositivos de 240 volts e carregá-los em qualquer lugar.
É improvável que o Spring Cargo esteja disponível em outros mercados, mas sua proposta é bem interessante. Eu outros países da Europa, a versão convencional do carro elétrico Dacia com 45 cv custa a partir de 16.900 euros, o equivalente a R$ 104.000. Aqui no Brasil, coincidentemente, o Kwid E-Tech sai quase pelo mesmo preço equivalente para os europeus: R$ 99.990.
Fonte: Dacia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Irmão do Renault Kwid E-Tech tem oferta com preço equivalente a R$ 60 mil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Teste Dacia Spring 2025: irmão do Kwid E-Tech evolui, mas ainda há ressalvas
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Já dirigimos: 'Kwid elétrico', Dacia Spring é barato e funcional, mas só na cidade
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Renault Kwid elétrico estreia em outubro e irá à venda em 2021