Quando a Tesla anunciou oficialmente uma nova Gigafactory no México em março passado, isso foi visto como uma grande vitória para todos. Os moradores locais teriam mais empregos, e a Tesla teria uma fonte de mão de obra mais acessível para construir seus carros. Mas cá estamos, 20 meses depois, e ainda não há nenhuma Gigafactory em Nuevo Leon, localizado no norte do país.
Então, qual é o problema? É isso que o Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, quer saber. O governo do México está ficando impaciente e Ebrard está procurando o CEO Elon Musk para obter respostas.
Elon Musk
"Vou marcar uma reunião com [Musk] em breve para que ele me diga exatamente o que está pensando e veja o que podemos fazer para que esse projeto avance", disse Ebrard em uma entrevista à emissora local Radio Formula, de acordo com o USA Today e outros meios de comunicação.
A Gigafactory mexicana deveria estar a todo vapor. Musk, entretanto, que acabara de apoiar o agora presidente eleito Donald Trump, revelou que a Tesla estava pressionando para pausar a Gigafactory até depois dos resultados da eleição presidencial dos EUA:
"Acho que precisamos ver como as coisas ficarão depois da eleição", disse Musk, acrescentando: "Trump disse que vai impor tarifas pesadas aos veículos produzidos no México. Portanto, não faz sentido investir muito no México se esse for o caso. Precisamos ver como as coisas vão se desenrolar politicamente".
Veículos elétricos da Tesla
Considerando que o resultado da eleição presidencial já foi decidido e Trump já havia prometido impor novas tarifas para modelos de fora da fronteira americana, parece improvável que a Tesla continue investindo na Gigafactory mexicana. Além disso, sejamos honestos, a Tesla já deixou claro que seus planos de produção mudaram. Além de ter desistido de construir um elétrico de US$ 25.000 (R$ 143.820) para o mercado de massa (Musk o chamou de "bobo" e "sem sentido"), seu produto robotaxi está pronto para sair da Gigafactory do Texas.
Os comentários de Ebrard parecem sugerir que o México ainda vê um caminho junto a Tesla. No entanto, está claro que as autoridades mexicanas estão cansadas de esperar. E quem pode culpá-las? O setor automotivo representa 3,6% do Produto Interno Bruto total do México e, com a ameaça de tarifas altas se aproximando - além dos laços estreitos de Musk com Trump -, um pouco de influência pode ser muito útil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país