Em uma estratégia ousada e já anunciada, Audi e SAIC firmam parceria para lançar uma nova marca de veículos elétricos, sem o tradicional logotipo dos "quatro anéis". O primeiro modelo da nova linha chega ao mercado chinês em meados de 2025.
A nova marca, denominada AUDI, opera como uma entidade independente, embora esteja posicionada no mesmo nível da marca tradicional. Os veículos serão desenvolvidos exclusivamente para o mercado chinês, visando atender às preferências locais. Nos próximos três anos, Audi e SAIC planejam lançar três modelos elétricos, todos baseados em uma nova plataforma digitalizada.
AUDI E Concept
O primeiro protótipo da nova marca é o AUDI E, um veículo com design shooting brake, destacando-se pelo estilo esportivo e elegante. O modelo apresenta Lidar no teto, maçanetas retráteis e um grande spoiler traseiro. Os faróis e lanternas possuem um design inovador com formas triangulares dinâmicas, e o logo iluminado "AUDI" pode ser visto a até 120 metros de distância.
O interior do AUDI E aposta em um estilo aconchegante, com elementos de acabamento de madeira e iluminação ambiente. Uma grande tela contínua de ponta a ponta integra os espelhos digitais e exibe as principais informações de condução. A central de comando oferece espaço para armazenamento de smartphones.
AUDI E Concept
O veículo será equipado com o AUDI OS, um novo sistema operacional desenvolvido especialmente para a marca. Entre os recursos, destacam-se o assistente de voz e reconhecimento facial, além de um ecossistema robusto de aplicativos. A expectativa é que o AUDI E ofereça recursos de condução inteligente, aproveitando a expertise da SAIC em veículos elétricos.
O AUDI E mede 4.870 mm de comprimento, 1.990 mm de largura e 1.460 mm de altura, com distância entre eixos de 2.950 mm. O modelo utiliza uma bateria de 100 kWh com arquitetura de 800V, oferecendo autonomia de mais de 700 km segundo o ciclo CLTC. Com dois motores elétricos (dianteiro e traseiro), o veículo é classificado como Quattro, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Outros destaques incluem suspensão a ar, direção progressiva nas rodas dianteiras e esterçamento nas quatro rodas.
O CEO global da Audi, Gernot Dllner, confirmou que o primeiro modelo da parceria Audi-SAIC entrará em produção nas próximas semanas. Estão planejados três modelos elétricos como parte do acordo de cooperação entre as marcas. No futuro, a AUDI pretende expandir seu portfólio com um SUV e um grande sedã, reforçando sua presença no mercado chinês.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv