A BYD, líder de vendas de veículos na China, está prestes a alcançar um marco importante na indústria automotiva global. Após superar a Tesla em receita trimestral pela primeira vez, a fabricante agora mira superar a Ford em volume de vendas anuais. Se a previsão se confirmar, a BYD entrará para o grupo das 10 maiores montadoras do mundo, consolidando sua posição como uma das potências do setor automotivo.
Em outubro de 2024, a BYD alcançou um novo recorde de vendas, entregando 534.003 veículos elétricos e híbridos plug-in. Esse número coloca a empresa quase no mesmo patamar da Ford no acumulado do ano. A montadora americana, que divulga suas vendas globais apenas trimestralmente, tem registrado uma média de 1,1 milhão de unidades por trimestre nos últimos três períodos.
Segundo o consultor Michael Dunne, a meta de entregar 4 milhões de veículos este ano é impressionante e coloca a Ford "no retrovisor da BYD". O forte crescimento da fabricante chinesa é impulsionado por uma ampla linha de veículos híbridos e elétricos, além de incentivos governamentais na China, que estimulam a troca de carros mais antigos por modelos eletrificados.
No terceiro trimestre, a BYD já havia superado a Ford em volume de vendas, com uma diferença de 40 mil unidades. Ao todo, foram entregues 1,13 milhão de veículos, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus. Enquanto isso, montadoras tradicionais como Nissan, Volkswagen e Stellantis enfrentam desafios como excesso de capacidade e cortes de produção, em meio a uma queda na rentabilidade.
Apesar de ainda não vender veículos de passeio nos Estados Unidos, a BYD não foi impactada. Recentemente, a empresa aumentou sua capacidade de produção em 200 mil unidades, contratando milhares de funcionários para atender à crescente demanda. A expansão de vendas da BYD também se estende para mercados como Europa, América Latina e Sudeste Asiático.
Por outro lado, a Ford pode enfrentar mudanças em sua estratégia com a recente eleição de Donald Trump. O novo presidente dos EUA prometeu rever o pacote de incentivos para veículos elétricos aprovado pelo governo anterior, o que pode afetar o mercado de EVs no país. Além disso, as tarifas de importação para veículos chineses e europeus devem aumentar, complicando ainda mais o cenário para montadoras estrangeiras.
A BYD se destaca não apenas pelo volume de vendas, mas também por sua valorização no mercado. Em 2022, a empresa chegou a ser avaliada em mais do que a soma de Ford, GM e Stellantis. Embora ainda não tenha alcançado esse nível novamente, a expectativa dos analistas é de que o crescimento contínuo da BYD possa colocá-la em uma posição ainda mais forte nos próximos anos.
Com um ritmo de crescimento descrito como "sem precedentes", a BYD segue avançando rumo ao topo do mercado automotivo global, enquanto montadoras tradicionais enfrentam cortes de pessoal e ajustes em suas operações. Vamos acompanhar como ficará essa trajetória diante dos novos desafios geopolíticos globais.
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