Durante apresentação no painel do Electric Days, realizado na Bienal do Parque Ibirapuera, Pablo Toledo, Diretor de Comunicação & Marketing da BYD no Brasil, deu mais detalhes sobre os desafios da marca no país, a mudança de paradigma ao deixar de focar somente em veículos comerciais e começar a apostar em veículos para passageiros eletrificados, além dos desafios de entrar em segmentos tradicionais.
Apresentado junto a Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network Brasil e Leonardo Fortunatti, editor-chefe do portal Motor1.com Brasil, o painel teve como tema a democratização do carro elétrico no Brasil. Hoje, a BYD tem uma grande função nesse aspecto, já que é a líder de vendas em elétricos no país e a segunda maior no mundo.
BYD Shark
Para Pablo, o lançamento do Dolphin, em junho de 2023, foi o marco de mudança da BYD para uma marca de volume no país. Até então, a empresa havia entrado no país com veículos elétricos focados em frotas, com o F3 e o E6 na década passada, mas foi a partir do lançamento dos modelos topo de linha BYD Tan e o Han, há cerca de dois anos, que a marca configurou sua imagem como que pode oferecer tecnologia e inovação, e não somente custo x benefício.
Perguntado sobre as recentes mudanças políticas ocorridas nos EUA e como isso poderia afetar o mercado brasileiro, o executivo cita que os planos continuam os mesmos. Para a BYD, o Brasil tem grande importância, já que é seu segundo maior mercado, e uma possível fábrica no México que, segundo os último rumores, foi adiada pelo menos até o fim do pleito americano, seria responsável pela distribuição de veículos na América Central. Mas nada impede que o Brasil se torne um polo de distribuição para a América do Sul e até mesmo para outras regiões.
BYD Dolphin Mini
Já sobre a fabricação nacional, Toledo reafirmou o compromisso da marca em finalizar às obras em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA). As instalações, vale lembrar, já foram da Ford no passado. Dentre os planos de nacionalização, estão os modelos mais vendidos da marca, como o Dolphin, Dolphin Mini e a recém lançada picape híbrida plug-in Shark.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD mantém planos de fábrica no México, apesar das eleições nos EUA
NETA inicia pré-venda dos modelos AYA e X; confira os preços
BYD quebra recorde no Brasil com 7,4 mil eletrificados vendidos em outubro