Durante apresentação no painel do Electric Days, realizado na Bienal do Parque Ibirapuera, Pablo Toledo, Diretor de Comunicação & Marketing da BYD no Brasil, deu mais detalhes sobre os desafios da marca no país, a mudança de paradigma ao deixar de focar somente em veículos comerciais e começar a apostar em veículos para passageiros eletrificados, além dos desafios de entrar em segmentos tradicionais.
Apresentado junto a Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network Brasil e Leonardo Fortunatti, editor-chefe do portal Motor1.com Brasil, o painel teve como tema a democratização do carro elétrico no Brasil. Hoje, a BYD tem uma grande função nesse aspecto, já que é a líder de vendas em elétricos no país e a segunda maior no mundo.
BYD Shark
Para Pablo, o lançamento do Dolphin, em junho de 2023, foi o marco de mudança da BYD para uma marca de volume no país. Até então, a empresa havia entrado no país com veículos elétricos focados em frotas, com o F3 e o E6 na década passada, mas foi a partir do lançamento dos modelos topo de linha BYD Tan e o Han, há cerca de dois anos, que a marca configurou sua imagem como que pode oferecer tecnologia e inovação, e não somente custo x benefício.
Perguntado sobre as recentes mudanças políticas ocorridas nos EUA e como isso poderia afetar o mercado brasileiro, o executivo cita que os planos continuam os mesmos. Para a BYD, o Brasil tem grande importância, já que é seu segundo maior mercado, e uma possível fábrica no México que, segundo os último rumores, foi adiada pelo menos até o fim do pleito americano, seria responsável pela distribuição de veículos na América Central. Mas nada impede que o Brasil se torne um polo de distribuição para a América do Sul e até mesmo para outras regiões.
BYD Dolphin Mini
Já sobre a fabricação nacional, Toledo reafirmou o compromisso da marca em finalizar às obras em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA). As instalações, vale lembrar, já foram da Ford no passado. Dentre os planos de nacionalização, estão os modelos mais vendidos da marca, como o Dolphin, Dolphin Mini e a recém lançada picape híbrida plug-in Shark.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO da Stellantis após divergências
BYD Dolphin Mini, King e Song Pro: assinatura com desconto na Black Friday
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
BYD: nova geração da bateria Blade com mais autonomia chega em 2025