A primeira investida do grupo Hyundai-Kia no segmento de veículos elétricos de três fileiras foi com o EV9, um modelo que até aqui foi bem sucedido. Agora, a Hyundai está lançando sua própria versão com o novo Hyundai Ioniq 9. Usando a mesma plataforma elétrica E-GMP que seu primo da Kia, o novo Ioniq 9 promete muito espaço, comodidade e boa autonomia - pelo menos é o que indicam os 482 km de alcance.
O Ioniq 9 é alimentado por uma bateria de 110,3 kWh (líquidos). A versão básica, chamada de Range, tem motor único posicionado nas rodas traseiras, enquanto a Hyundai oferece uma variante Long Range com motor duplo e um modelo Performance com motor duplo.
O modelo Long Range com motor único produz 215 cavalos de potência e 35 kgfm de torque. A versão Long Range com motor duplo produz 314 cv e 61 kgfm enquanto o modelo Performance tem impressionantes 435 cv e 71 kgfm. O Ioniq 9 mais rápido chega a 100 quilômetros por hora em 4,9 segundos e tem uma velocidade máxima de 124 quilômetros por hora.
A Hyundai ainda não tem os números da autonomia para os modelos com motor duplo, mas a empresa diz que todas as versões do Ioniq 9 terão mais de 300 milhas de autonomia (482 km). Estima-se que o modelo básico com um único motor alcance 335 milhas por carga (540 km). Conecte-se a um carregador rápido de DC com capacidade de 350 kW e ele recarregará o Ioniq de 10 a 80% em apenas 24 minutos. O Ioniq 9 tem até mesmo uma capacidade máxima de reboque ao redor de 2.300 kg.
Com espaço para seis ou sete pessoas no interior, dependendo da configuração, os passageiros da segunda fileira poderão experimentar os novos assentos da Hyundai, que têm a função Dynamic Touch Massage. A primeira e a segunda fileiras também ficam completamente planas, e a segunda fileira gira para que você possa ficar cara a cara com os passageiros da terceira fileira (mas somente quando o veículo estiver parado).
O revestimento ecológico cobre os assentos e os painéis internos. Os materiais variam de couro de origem sustentável a tecido de polietileno tereftalato reciclado e até mesmo lã. O motorista e o passageiro da frente têm acesso a duas telas de 12,0 polegadas - uma tela central sensível ao toque e um painel de instrumentos digital secundário. E um sistema de áudio de oito alto-falantes é padrão, enquanto um sistema de 14 alto-falantes Bose está disponível como opcional.
Com uma distância distância entre eixos de 3,13 metros e um comprimento total de 5,06 metros, o Ioniq 9 é bastante espaçoso. A configuração da bateria também significa que o Ioniq 9 tem um assoalho totalmente plano até a terceira fileira.
O compartimento de carga traseiro tem 617 litros de espaço. Se a terceira fileira for dobrada, esse número aumentará para 1.323 litros. O Ioniq 9 também tem um porta-malas - ou porta-malas dianteiro, chamado de ''frunk'' - que pode transportar 88 litros de carga no modelo com tração traseira ou 51 litros nos modelos com tração integral.
Para manter o tema ecológico, o Ioniq 9 usa um novo composto de pintura feito de resíduos de pneus reciclados. Os compradores podem escolher entre 16 cores diferentes, com algumas novas tonalidades criadas especificamente para o Ioniq 9: Cinza Celadon Matte, Celadon, Cinza Metálico, Verde Ionosfera Pérola, Marrom Sunset Pérola e Azul Cósmico Pérola.
Ainda não há informações sobre preços, mas esperamos que o Hyundai Ioniq 9 comece na faixa de US$ 50.000 (R$ 290.790) e chegue ao máximo em torno de US$ 80.000 (R$ 465.264). O SUV elétrico de três fileiras estará à venda no início do próximo ano.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais