VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Modelo de entrada terá a missão de ajudar na correção de trajetória da marca alemã no segmento de elétricos
A Volkswagen está prestes a dar um passo decisivo no mercado de carros elétricos com o lançamento do ID.2, modelo que tem a meta ousada de redefinir o conceito de compacto acessível. Com produção prevista para começar em 2025 na fábrica de Martorell, na Espanha, o hatchback será baseado na plataforma MEB Entry e terá preços a partir de 25.000 euros (R$ 154.000), antes de incentivos.
Com 4,05 metros de comprimento, o Volkswagen ID.2 será um compacto com design moderno e funcional, inspirado no clássico Golf. A traseira contará com lanternas integradas, enquanto a coluna C em arco reforça o visual um pouco mais esportivo. No interior, haverá duas telas horizontais: uma de 10,9 polegadas para o quadro de instrumentos e outra de 12,9 polegadas para o sistema de informação e entretenimento, ambas configuráveis com temas que remetem aos carros clássicos da marca.
O espaço interno será um dos diferenciais considerando o seu porte, com capacidade de 440 litros no porta-malas — maior que a do Golf e do ID.3. Um compartimento extra de 50 litros estará localizado sob o banco traseiro, e o banco do passageiro poderá ser dobrado, criando uma área de carga de 2,20 metros.
O ID.2 oferecerá duas opções de baterias: uma de 38 kWh (LFP) e outra de 56 kWh (NCM), com autonomia máxima de 450 km no ciclo WLTP. A recarga será rápida e eficiente, com potência de até 11 kW em corrente alternada e 125 kW em corrente contínua, permitindo recarregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos no último caso.
Interior do VW ID.2 (2023)
A linha será coroada pela versão esportiva GTI, com 226 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Também há rumores de uma versão GTI Clubsport, que pode atingir até 300 cv, mas isso não está confirmado.
A produção do ID.2 será compartilhada com o Cupra Raval, e as baterias serão fornecidas pela nova gigafábrica da PowerCo em Sagunto, Espanha. O modelo enfrentará concorrentes como Renault 5, Citroën ë-C3, Fiat Grande Panda e as futuras gerações do Peugeot e-208 e Opel Corsa.
Galeria: VW ID.2all (2023)
Pelo que temos visto, o ID.2 tem tudo para ser uma aposta interessante da marca alemã dentro do segmento de carros elétricos, mas o tempo e a concorrência são implacáveis. Então a Volkswagen deve se apressar, e tudo isso enquanto enfrenta uma série de problemas e passa por uma profunda reestruturação. A conferir os próximos passos.
Fonte: Auto Express
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Golf elétrico: O que esperar da nova plataforma SSP
Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
GAC, Geely, Leapmotor e MG: marcas chinesas que virão ao Brasil em 2025
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
BYD King bate recorde de vendas no Brasil após promoção de fim de ano
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian