Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Um total de oito novos veículos elétricos deve ser lançado até 2030
A SAIC Volkswagen, joint venture entre a SAIC e o Grupo Volkswagen que fabrica modelos da VW, Audi e Skoda na China, anunciou uma nova geração de veículos elétricos (EVs) prevista para 2026. Até 2030, o plano inclui o lançamento de 18 novos modelos, sendo oito deles elétricos. Os dois primeiros EVs dessa linha serão baseados na plataforma Compact Main Platform (CMP), desenvolvida na China.
Além disso, estão previstos três modelos híbridos plug-in e, pela primeira vez, duas variantes com sistema de extensão de autonomia (range extenders). Dos 18 modelos programados até 2030, 15 serão exclusivos para o mercado chinês, deixando a possibilidade de no máximo três modelos serem comercializados fora da China, embora não esteja claro se algum deles será elétrico.
Transformação nas fábricas
O plano inclui uma redução da capacidade produtiva de veículos a combustão, com várias fábricas sendo convertidas para a produção de EVs. No entanto, a joint venture vendeu recentemente a controversa planta de Urumqi, localizada na região de Xinjiang, onde o modelo Santana era produzido. Segundo a Volkswagen, a venda foi realizada para a estatal chinesa SMVIC, que atua no mercado de veículos usados. A fábrica de Urumqi enfrentava críticas devido a denúncias de condições de trabalho precárias e acusações de violações de direitos humanos, incluindo trabalho forçado.
Já o modelo Cupra Tavascan, embora seja fabricado na China, é produzido pela Volkswagen Automotive Company na província de Anhui e exportado para a Alemanha.
SAIC Volkswagen ID.4 X
Parceria de longo prazo
O contrato de joint venture entre a SAIC e o Grupo Volkswagen, inicialmente válido até 2030, foi prorrogado até 2040. Essa colaboração, que já dura 40 anos, foi uma das primeiras parcerias internacionais no setor automotivo na China.
Entre os modelos fabricados pela SAIC Volkswagen estão o VW Santana, o Lavida (desenvolvido especificamente para o mercado chinês) e o VW ID.3, que figura entre os carros elétricos mais vendidos no país. Em julho de 2023, a SAIC Volkswagen contava com oito fábricas na China, com uma capacidade de produção anual superior a 1,9 milhão de veículos.
Estratégia "In China, for China"
Além da parceria com a SAIC, a Volkswagen também colabora com a FAW na China e adota a estratégia "In China, for China", que prioriza o desenvolvimento e a fabricação de veículos exclusivamente para o mercado local. O grupo possui um centro de desenvolvimento em Hefei, onde cerca de 3.000 funcionários trabalham na criação de EVs, acelerando os prazos de produção e alinhando-se à velocidade do mercado chinês.
A SAIC Volkswagen reforça seu compromisso com o mercado chinês, investindo em uma nova geração de elétricos e na redução da produção de modelos a combustão. Apesar do foco local, a plataforma CMP promete ser a base para os EVs que chegam ao mercado chinês em 2026. No entanto, é pouco provável que esses modelos sejam exportados, mantendo-se alinhados à filosofia "In China, for China".
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