Ford lança SUV elétrico compacto com 376 km de alcance; veja fotos
Ford Puma Gen-E tem 168 cv de potência chegará ao mercado no início de 2025
A Ford revelou oficialmente o Puma Gen-E, um SUV elétrico compacto que promete unir desempenho, eficiência energética e versatilidade. Previsto para chegar ao mercado no início de 2025, o modelo será fabricado na planta de Craiova, na Romênia, junto com o Transit Custom, enquanto seus motores serão produzidos em Halewood, no Reino Unido.
Design e dimensões:
Visualmente, o Puma Gen-E mantém a essência do modelo a combustão, com algumas adaptações modernas, como a grade frontal fechada e um spoiler de teto ligeiramente maior. Além disso, o emblema "Puma" na traseira agora aparece em branco.
Em termos de dimensões, o Puma Gen-E mede 4,21 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,56 metros de altura, com um entre-eixos de 2,59 metros. O modelo oferece espaço interno otimizado, incluindo:
- Frunk (porta-malas dianteiro) de 43 litros,
- Gigabox (compartimento traseiro sob o piso) com 145 litros, projetada para armazenar objetos úmidos com drenagem integrada;
- Capacidade total do porta-malas: 523 a 1.283 litros, superior ao modelo a combustão.
Interior e tecnologia
O interior do Puma Gen-E conta com uma configuração tecnológica semelhante à versão a combustão:
- Painel digital de 12,8 polegadas;
- Tela sensível ao toque de 12 polegadas.
Embora a disposição das duas telas seja prática, o design segue a estética do modelo tradicional. Outros destaques incluem o grande teto solar panorâmico e o sistema de controle por voz Alexa, integrado à experiência de condução.
Galeria: Ford Puma Gen-E (2025)
Motor, bateria e desempenho
Equipado com um motor elétrico de 124 kW (168 cv) e 29,5 kgfm de torque, o Puma Gen-E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 160 km/h. O modelo possui uma bateria líquida de 43 kWh úteis, o que garante uma autonomia de 347 a 376 km (WLTP).
O consumo médio varia entre 13,1 e 14,5 kWh/100 km, colocando o Puma Gen-E entre os modelos mais eficientes em seu segmento. Para recarga, o modelo suporta até 100 kW em corrente contínua (DC), permitindo que o nível da bateria vá de 10% a 80% em 23,2 minutos.
Dados de desempenho e recarga:
Especificação | Ford Puma Gen-E |
---|---|
Motor (potência/torque) | 124 kW / 290 Nm |
Bateria (capacidade útil) | 43 kWh |
Autonomia (WLTP) | 347-376 km |
Consumo médio (WLTP) | 13,1-14,5 kWh/100 km |
Tempo de recarga (10-80%) | 23,2 minutos |
Velocidade de recarga | 1,3 kWh/min |
Comparativo com concorrentes
O Puma Gen-E competirá com modelos como VW ID.3, Kia EV3 e Smart #1. Apesar de ter a menor bateria entre os rivais, o modelo se destaca pelo consumo eficiente e preço competitivo.
Modelo | Puma Gen-E | ID.3 Pure | EV3 Std | Smart #1 Pure |
---|---|---|---|---|
Autonomia (WLTP) | 376 km | 388 km | 408-436 km | 310 km |
0-100 km/h | 8,0 s | 8,2 s | 7,5-7,6 s | 6,7 s |
Consumo médio | 13,1-14,5 kWh/100 km | 15,2 kWh/100 km | 14,9-15,8 kWh/100 km | 18,1 kWh/100 km |
Preço base (Europa) | €36.162 | €29.760 | €35.990 | €30.990 |
Preço e versões
No mercado europeu, o Ford Puma Gen-E terá preço inicial de 36.162 euros / R$ 231.000 (com desconto promocional), e contará com duas versões:
- Básica: com rodas de 17 polegadas, faróis LED e sistema multimídia com navegador integrado.
- Premium: rodas de 18 polegadas, sistema de som B&O e faróis Matrix-LED, a partir de €38.612 (promocional).
O Ford Puma Gen-E chega ao mercado para disputar um espaço no concorrido segmento de SUVs elétricos compactos, com foco tanto no público urbano quanto nos que buscam versatilidade para viagens curtas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lucid Gravity: 1ᵃˢ unidades foram entregues para família e amigos
Vendas globais de carros elétricos devem avançar 30% em 2025
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
GWM Ora 03 Skin ganha série especial por R$ 149.900
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Super-sedã de luxo da JAC para encarar Rolls-Royce é revelado ao público