page ad skin

Ford lança SUV elétrico compacto com 376 km de alcance; veja fotos

Ford Puma Gen-E tem 168 cv de potência chegará ao mercado no início de 2025

Ford Puma Gen-E (2025)
Foto de: Ford

A Ford revelou oficialmente o Puma Gen-E, um SUV elétrico compacto que promete unir desempenho, eficiência energética e versatilidade. Previsto para chegar ao mercado no início de 2025, o modelo será fabricado na planta de Craiova, na Romênia, junto com o Transit Custom, enquanto seus motores serão produzidos em Halewood, no Reino Unido.

Design e dimensões: 

Visualmente, o Puma Gen-E mantém a essência do modelo a combustão, com algumas adaptações modernas, como a grade frontal fechada e um spoiler de teto ligeiramente maior. Além disso, o emblema "Puma" na traseira agora aparece em branco.

Ford Puma Gen-E (2025)
Foto de: Ford
Ford Puma Gen-E (2025)
Foto de: Ford
Ford Puma Gen-E (2025)
Foto de: Ford

Em termos de dimensões, o Puma Gen-E mede 4,21 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,56 metros de altura, com um entre-eixos de 2,59 metros. O modelo oferece espaço interno otimizado, incluindo:

  • Frunk (porta-malas dianteiro) de 43 litros,
  • Gigabox (compartimento traseiro sob o piso) com 145 litros, projetada para armazenar objetos úmidos com drenagem integrada;
  • Capacidade total do porta-malas: 523 a 1.283 litros, superior ao modelo a combustão.
Ford Puma Gen-E (2025)
Foto de: Ford

Interior e tecnologia

O interior do Puma Gen-E conta com uma configuração tecnológica semelhante à versão a combustão:

  • Painel digital de 12,8 polegadas;
  • Tela sensível ao toque de 12 polegadas.

Embora a disposição das duas telas seja prática, o design segue a estética do modelo tradicional. Outros destaques incluem o grande teto solar panorâmico e o sistema de controle por voz Alexa, integrado à experiência de condução.

Galeria: Ford Puma Gen-E (2025)

Motor, bateria e desempenho

Equipado com um motor elétrico de 124 kW (168 cv) e 29,5 kgfm de torque, o Puma Gen-E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 160 km/h. O modelo possui uma bateria líquida de 43 kWh úteis, o que garante uma autonomia de 347 a 376 km (WLTP).

O consumo médio varia entre 13,1 e 14,5 kWh/100 km, colocando o Puma Gen-E entre os modelos mais eficientes em seu segmento. Para recarga, o modelo suporta até 100 kW em corrente contínua (DC), permitindo que o nível da bateria vá de 10% a 80% em 23,2 minutos.

Dados de desempenho e recarga:

Especificação Ford Puma Gen-E
Motor (potência/torque) 124 kW / 290 Nm
Bateria (capacidade útil) 43 kWh
Autonomia (WLTP) 347-376 km
Consumo médio (WLTP) 13,1-14,5 kWh/100 km
Tempo de recarga (10-80%) 23,2 minutos
Velocidade de recarga 1,3 kWh/min

Comparativo com concorrentes

O Puma Gen-E competirá com modelos como VW ID.3, Kia EV3 e Smart #1. Apesar de ter a menor bateria entre os rivais, o modelo se destaca pelo consumo eficiente e preço competitivo.

Modelo Puma Gen-E ID.3 Pure EV3 Std Smart #1 Pure
Autonomia (WLTP) 376 km 388 km 408-436 km 310 km
0-100 km/h 8,0 s 8,2 s 7,5-7,6 s 6,7 s
Consumo médio 13,1-14,5 kWh/100 km 15,2 kWh/100 km 14,9-15,8 kWh/100 km 18,1 kWh/100 km
Preço base (Europa) €36.162 €29.760 €35.990 €30.990

Preço e versões

No mercado europeu, o Ford Puma Gen-E terá preço inicial de 36.162 euros / R$ 231.000 (com desconto promocional), e contará com duas versões:

  • Básica: com rodas de 17 polegadas, faróis LED e sistema multimídia com navegador integrado.
  • Premium: rodas de 18 polegadas, sistema de som B&O e faróis Matrix-LED, a partir de €38.612 (promocional).

O Ford Puma Gen-E chega ao mercado para disputar um espaço no concorrido segmento de SUVs elétricos compactos, com foco tanto no público urbano quanto nos que buscam versatilidade para viagens curtas.