A Ford revelou oficialmente o Puma Gen-E, um SUV elétrico compacto que promete unir desempenho, eficiência energética e versatilidade. Previsto para chegar ao mercado no início de 2025, o modelo será fabricado na planta de Craiova, na Romênia, junto com o Transit Custom, enquanto seus motores serão produzidos em Halewood, no Reino Unido.
Visualmente, o Puma Gen-E mantém a essência do modelo a combustão, com algumas adaptações modernas, como a grade frontal fechada e um spoiler de teto ligeiramente maior. Além disso, o emblema "Puma" na traseira agora aparece em branco.
Em termos de dimensões, o Puma Gen-E mede 4,21 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,56 metros de altura, com um entre-eixos de 2,59 metros. O modelo oferece espaço interno otimizado, incluindo:
O interior do Puma Gen-E conta com uma configuração tecnológica semelhante à versão a combustão:
Embora a disposição das duas telas seja prática, o design segue a estética do modelo tradicional. Outros destaques incluem o grande teto solar panorâmico e o sistema de controle por voz Alexa, integrado à experiência de condução.
Equipado com um motor elétrico de 124 kW (168 cv) e 29,5 kgfm de torque, o Puma Gen-E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 160 km/h. O modelo possui uma bateria líquida de 43 kWh úteis, o que garante uma autonomia de 347 a 376 km (WLTP).
O consumo médio varia entre 13,1 e 14,5 kWh/100 km, colocando o Puma Gen-E entre os modelos mais eficientes em seu segmento. Para recarga, o modelo suporta até 100 kW em corrente contínua (DC), permitindo que o nível da bateria vá de 10% a 80% em 23,2 minutos.
Especificação | Ford Puma Gen-E |
---|---|
Motor (potência/torque) | 124 kW / 290 Nm |
Bateria (capacidade útil) | 43 kWh |
Autonomia (WLTP) | 347-376 km |
Consumo médio (WLTP) | 13,1-14,5 kWh/100 km |
Tempo de recarga (10-80%) | 23,2 minutos |
Velocidade de recarga | 1,3 kWh/min |
O Puma Gen-E competirá com modelos como VW ID.3, Kia EV3 e Smart #1. Apesar de ter a menor bateria entre os rivais, o modelo se destaca pelo consumo eficiente e preço competitivo.
Modelo | Puma Gen-E | ID.3 Pure | EV3 Std | Smart #1 Pure |
---|---|---|---|---|
Autonomia (WLTP) | 376 km | 388 km | 408-436 km | 310 km |
0-100 km/h | 8,0 s | 8,2 s | 7,5-7,6 s | 6,7 s |
Consumo médio | 13,1-14,5 kWh/100 km | 15,2 kWh/100 km | 14,9-15,8 kWh/100 km | 18,1 kWh/100 km |
Preço base (Europa) | €36.162 | €29.760 | €35.990 | €30.990 |
No mercado europeu, o Ford Puma Gen-E terá preço inicial de 36.162 euros / R$ 231.000 (com desconto promocional), e contará com duas versões:
O Ford Puma Gen-E chega ao mercado para disputar um espaço no concorrido segmento de SUVs elétricos compactos, com foco tanto no público urbano quanto nos que buscam versatilidade para viagens curtas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Super-sedã de luxo da JAC para encarar Rolls-Royce é revelado ao público
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões