Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Segundo apurado, uma reformulação completa no nome do SUV elétrico e sua futura linha
Quando a Toyota anunciou o bZ4X em 2022, muita gente achou estranho. Ele soa como uma designação aleatória para um stormtrooper de Star Wars. No entanto, há um método por trás dessa escolha. Na época de seu lançamento, a Toyota explicou que "bZ" significa emissões "além de zero" (beyond zero), destacando o fato de ser um veículo elétrico. O "4" representa o tamanho do veículo, similar ao RAV4, e o "X" o identifica como um crossover. Faz sentido, certo?
Ainda assim, um nome que exige tanta explicação geralmente não favorece o reconhecimento da marca, e parece que a Toyota finalmente percebeu isso. A montadora está preparando uma reformulação do nome do bZ4X, prevista para algum momento no futuro. De acordo com informações da Motor Illustrated, Patrick Ryan, diretor regional da Toyota Canada Inc., revelou a novidade recentemente à imprensa canadense. No entanto, nenhum detalhe adicional foi fornecido, nem há um prazo definido para a mudança de marca.
A Toyota Canada Inc. é a distribuidora oficial dos veículos Toyota e Lexus no Canadá e uma subsidiária da Toyota Motor Corporation. Um porta-voz da Toyota se recusou a comentar sobre o assunto quando contatado pelo Motor1. Atualizaremos esta matéria caso surjam novas informações.
Já é possível configurar um bZ4X para o ano de 2025, o que indica que qualquer alteração significativa só deverá ocorrer a partir de 2026. Isso marcaria três anos de produção do bZ4X, um período que pode ser adequado para uma atualização no início do ciclo de vida do modelo.
Galeria: Toyota bZ4X XLE FWD (EUA)
O SUV elétrico é compartilhado com a Lexus, onde é chamado de RZ, e com a Subaru, que optou por um nome mais convencional: Solterra. A Subaru oferece sua versão apenas com um trem de força AWD de motor duplo, enquanto Toyota e Lexus também disponibilizam modelos FWD com motor único.
Independentemente da marca, o veículo elétrico utiliza o mesmo conjunto mecânico. O alcance varia de 196 milhas (aproximadamente 315 km) para o Lexus RZ AWD mais completo, até 266 milhas (cerca de 428 km) para o RZ FWD equipado com rodas de 18 polegadas. O bZ4X, na configuração padrão, alcança um máximo de 252 milhas (aproximadamente 406 km).
Fonte: Motor Illustrated
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota retoma produção do SUV elétrico 'puro' após correção de falha
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Já dirigimos: Toyota bZ4X é o SUV elétrico para 'manter as aparências'
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Toyota bZ4X: Já dirigimos o novo SUV elétrico 'puro' japonês
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024