Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Dicas de etiqueta e boa convivência nas estações de recarga
À medida que os carros elétricos e híbridos plug-in ganham popularidade no Brasil, é cada vez mais comum encontrá-los circulando pelas ruas. Desde a avalanche de modelos BYD e GWM, até o lançamento de modelos como o Hyundai Ioniq 5 e o Chevrolet Equinox EV, espere por muito mais novidades em 2025. No entanto, junto com essa expansão, surge um novo desafio: como garantir uma experiência de carregamento eficiente e não estressante para todos os motoristas? Aqui, compilamos cinco dicas essenciais para que todos os motoristas de EV possam usufruir melhor da infraestrutura.
Estacionar e Conectar o Carro Quando Estiver no Local de Carregamento
A primeira regra de etiqueta ao usar um carregador público é conectar seu carro assim que estacionar na vaga de recarga. Não importa se o carregador é de nível 2 ou 3, o espaço deve ser usado corretamente. Caso o seu carro já tenha carga suficiente, procure uma vaga comum e libere a vaga de carregamento para quem realmente precise. Com a alta demanda por vagas, especialmente em shoppings e centros comerciais, é frustrante ver um espaço ocupado por um carro que não está sendo carregado. Essa prática, chamada "ICEing" (de Internal Combustion Engine), ocorre quando veículos tradicionais ocupam vagas destinadas a EVs.
Desconectar e Liberar a Vaga Após o Carregamento
Assim como é importante conectar o carro ao carregador, também é essencial liberar a vaga assim que o carregamento for concluído. Isso é ainda mais relevante em pontos de recarga pública, onde a demanda é alta. Algumas estações de recarga rápida, como as de corrente contínua (DC), começam a cobrar tarifas de "inatividade", ou seja, uma taxa extra se o carro permanecer conectado após o término do carregamento. Por isso, ao atingir a carga desejada, desconecte e estacione em outro local.
Carregar Dentro da Faixa Ótima de Carga
Cada carro elétrico tem características de carregamento específicas, mas, de maneira geral, é mais eficiente carregar até cerca de 80% da capacidade. Carregar de 10% a 80% costuma ser mais rápido do que tentar carregar até 100%, o que pode ser um desperdício de tempo, principalmente se houver um ponto de recarga próximo. Evite ocupar a estação por mais tempo do que o necessário para seu trajeto, especialmente em viagens, quando o ideal é carregar o suficiente para chegar ao próximo ponto de recarga.
Evitar Ocupar Vagas de Carregamento Desnecessariamente
A maioria das estações de carregamento no Brasil é projetada para ser acessível a diferentes tipos de carros elétricos, mas a ocupação das vagas deve ser limitada ao tempo necessário para a recarga. Em locais de alto tráfego, como shoppings e centros de convenções, deixar o carro na vaga por mais tempo do que o necessário pode bloquear o acesso de outros motoristas. Se o seu carro estiver suficientemente carregado para o trajeto seguinte, desconecte e libere a vaga rapidamente.
Como Funcionam as Filas nos Pontos de Carregamento
Em locais com grande demanda, pode ser necessário esperar pela sua vez em uma fila. Ao chegar a uma estação e encontrar todos os pontos ocupados, a melhor prática é estacionar em uma vaga próxima e aguardar. Manter uma boa visibilidade do local ajuda a garantir que você será o próximo a usar o carregador quando uma vaga for liberada. Além disso, se alguém já estiver na sua frente, seja paciente e, ao ser sua vez, carregue o suficiente para o próximo ponto de recarga e libere a vaga rapidamente.
Com o aumento do número de carros elétricos no Brasil, mais motoristas estarão utilizando as estações de recarga. Por isso, adotar a etiqueta de carregamento adequada é fundamental para garantir uma experiência eficiente e sem estresse. E, se encontrar um motorista novato, aproveite a oportunidade para compartilhar dicas sobre o processo de recarga e as melhores práticas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Zeekr 007 GT: perua elétrica revelada com fotos e detalhes do lançamento
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Moura lança bicicleta elétrica com 100 km de autonomia
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil