Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Novo ano terá ofensiva de EVs para todos os gostos e - quase - todos os bolsos
Este é um momento confuso para os veículos elétricos. Por um lado, os modelos estão ficando melhores e mais populares do que nunca. Por outro lado, o setor acabou de passar por um ano de vendas mais difícil do que o esperado e, pelo menos em alguns mercados como os EUA, Europa ou Brasil, enfrentarão uma longa batalha política contra alguns governos.
No entanto, para pessoas comuns como você e eu - pessoas que não trabalham nessas empresas ou no plenário e não precisam enfrentar esses problemas de frente - o bom é que há muitos elétricos novos e interessantes sendo lançados ou se tornando amplamente disponíveis em 2025. Desde que a Tesla provou que os veículos elétricos podem ser legais e lucrativos, basicamente todas as marcas têm lançado uma onda crescente de modelos movidos a bateria ano após ano. Apesar das expectativas sombrias em torno do espaço dos veículos elétricos, 2025 não será um ano totalmente ruim.
O Hyundai Ioniq 9 de 2026.
A questão mais importante que estou observando é se esses modelos futuros são os certos. Em outras palavras, será que eles conseguirão mudar o rumo da adoção de veículos elétricos de forma significativa? Alguns definitivamente têm esse potencial, mas o campo como um todo ainda carecerá de opções acessíveis.
Nos últimos anos, as famílias que procuravam SUVs elétricos de três fileiras não tinham muitas opções. Nos EUA, pelos menos, a Hyundai ajudará a preencher essa lacuna com o Ioniq 9, um parente do Kia EV9 que terá mais de 480 km de alcance em todas as versões.
Ele é elegante, espaçoso e usa a mesma tecnologia impressionante de carregamento rápido pela qual a sul-coreana ficou conhecida.
A Gravidade Lúcida.
O Lucid Gravity, o segundo modelo da startup estadunidense de veículos elétricos, também acabou de entrar em produção. É um SUV elegante de três fileiras com espaço de carga semelhante ao de uma pequena van e a capacidade de fazer curvas de um Porsche 911, Sua autonomia também é praticamente inigualável, com mais de 720 km de alcance estimado em sua versão de estreia. Ainda não se sabe se ele conseguirá levar a incipiente startup à terra prometida - especialmente devido ao seu formato de minivan potencialmente desagradável - mas é um veículo muito especial.
Prepare-se também para muitos outros SUVs elétricos em 2025. A Cadillac planeja lançar o Optiq, o Vistiq e o Escalade IQ, com base no ano de lançamento da empresa controladora General Motors para EVs em 2024. Esses três, aliás, tem chances de chegar ao Brasil em breve. Os fãs da Jeep finalmente terão suas primeiras opções totalmente elétricas na forma do grande Wagoneer S e do Recon. O primeiro veículo elétrico da Chrysler também será lançado em 2025, embora ainda não saibamos nada sobre ele.
O Cadillac Vistiq 2026.
Além disso, o Mercedes-Benz Classe G elétrico chegará em breve ao bairro rico mais perto de você. O G580 com a tecnologia EQ oferecerá um nome bem sonoro, além de quatro motores e a capacidade de acelerar como um AMG. O primeiro Range Rover totalmente elétrico também está programado para ser lançado em 2025.
Mas já temos SUVs elétricos de vários tamanhos há anos. O que está disponível para as pessoas que estavam esperando por algo diferente?
O Mercedes G580 com tecnologia EQ
Um dos veículos novos mais interessantes do ano será a Ram 1500 Ramcharger. A picape elétrica combate a ansiedade da autonomia combinando um trem de força elétrico com um gerador a gasolina que o alimenta com energia extra. Essa configuração faz muito sentido.
Os compradores de picapes são particularmente relutantes em adotar a eletrificação e se preocupam com as limitações reais de alcance do reboque elétrico. A proposta da Ramcharger é que você pode usar energia elétrica barata para viagens mais curtas sem sacrificar a conveniência da gasolina.
O Ram Ramcharger 2025 é um "EV de alcance estendido", com um motor a gás que funciona como gerador e não aciona as rodas.
A Ram 1500 REV, primeira picape totalmente elétrica da marca, também será lançado em 2025, e será muito interessante ver como as vendas de picapes total e parcialmente elétricas se comportam.
Apesar da clara vantagem da rapidez dos elétricos em relação aos carros a gasolina, não há nenhum carro esportivo elétrico ainda não são necessariamente um segmento com muitos competidores, já que é preciso demanda para justificar investimentos em carros desse tipo. Contudo, a próxima geração do Porsche Cayman e do Boxster será elétrica e chegará em 2025.
A picape Ram 1500 REV 2025.
O Dodge Charger Daytona chegará às concessionárias como o primeiro muscle car elétrico dos Estados Unidos. Não temos ideia de quem irá comprá-lo - talvez nem a Dodge tenha - mas alguns membros corajosos da Dodge talvez deixem de lado seus V8s e deem uma chance aos veículos elétricos.
Embora os carros listados até agora injetem um pouco de diversão e a tão necessária variedade no mundo dos elétricos, nenhum deles resolve talvez o maior obstáculo enfrentado por esses carros atualmente: o preço. Um problema mundial, aliás. Em novembro, um elétrico médio no mercado americano saia por pouco mais de US$ 55.000 (R$ 338,5 mil). Para que os carros elétricos se tornem apenas carros, eles precisarão se equiparar aos veículos a combustão no preço também. E isso não acontecerá de forma significativa em 2025.
O Dodge Charger Daytona EV 2025.
No entanto, há algumas boas notícias nesse sentido. Até o final do ano, a Chevrolet planeja lançar o Bolt de terceira geração já como linha 2026. O pequeno elétrico foi um grande sucesso de vendas antes que a GM o abandonasse repentinamente em 2023. Agora ele está voltando com tecnologia atualizada, carregamento mais rápido e a missão de ser o veículo elétrico mais acessível do mercado.
A Chevrolet já fez barulho em 2024 com o lançamento do Equinox EV, que tem autonomia de 443 km. O SUV, aliás, foi nomeado como o elétrico inovador do ano de 2024 pelos nossos colegas do Insideevs US, então esperamos grandes coisas do Bolt renovado também.
Uma representação do InsideEVs do Chevrolet Bolt EUV 2026.
Ninguém sabe ao certo o que está por vir com a Tesla, ainda mais agora com a proximidade de seu CEO com o governo de Donald Trump, mas o líder americano em veículos elétricos disse que começaria a lançar novos modelos, inclusive mais baratos, em 2025. O chefe de relações com investidores da Tesla disse recentemente aos analistas do Deutsche Bank que lançaria um elétrico de US$ 37.500 (R$ 230,8 mil), fabricado em suas linhas de produção existentes.
Esse poderia ser um Model 3 ou Model Y com especificações para frotistas, ou um modelo totalmente novo, que vem sendo chamado de Model Q. Mas uma coisa é certa: Mais opções são ótimas para os compradores e fabricantes. E você pode esperar por isso neste novo ano.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Chevrolet Blazer EV: Elétrico de vanguarda ofuscado pelo preço
Lucid Gravity: 1ᵃˢ unidades foram entregues para família e amigos
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
Vendas globais de carros elétricos devem avançar 30% em 2025
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
Novo Chevrolet Equinox elétrico é lançado no Brasil por R$ 419.000