São Paulo amplia frota da GCM com viaturas elétricas JAC e-JS4
Parceria com a REVO entrega 50 veículos elétricos para reforçar patrulhamento na região central
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a REVO, entregou nesta quarta-feira (08), na Praça da Sé, 50 novas viaturas elétricas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Os veículos, modelo JAC E-JS4, contam com propulsão 100% elétrica e foram especialmente adaptados para atender às demandas operacionais da GCM.
Os veículos serão utilizados no patrulhamento de áreas estratégicas da cidade, como a região da Sé, Vila Mariana, Avenida Paulista e Parque do Ibirapuera. O objetivo é reforçar a segurança em locais com grande circulação de pessoas, como praças, terminais de transporte público e centros comerciais.
As viaturas elétricas foram escolhidas por seu baixo impacto ambiental e menor custo operacional em comparação aos veículos convencionais. Além de emitirem menos gases poluentes, operam de forma mais silenciosa, o que contribui para a execução de atividades de patrulhamento em áreas urbanas.
Características
O JAC E-JS4, um SUV médio com baterias de 55 kWh e motor elétrico de 150 cv, passou por adaptações desenvolvidas pela equipe de engenharia da REVO. As alterações incluem:
- Bancos com revestimento em couro ou material sintético;
- Revestimento de piso em PVC e tapetes de borracha;
- Divisória em fibra e policarbonato para separação interna;
- Compartimento traseiro para transporte de detentos;
- Instalação de sinalizadores visuais e acústicos;
- Suporte para armas longas e proteção reforçada no console central;
- Modificações externas, como para-choques de impulsão e grafismo padronizado.
As adaptações foram realizadas para atender às exigências do memorial descritivo especificado pela GCM-SP no processo de licitação. Segundo o CEO da REVO, Flavio Padovan, o principal desafio foi realizar as transformações mantendo a integridade estrutural do veículo elétrico, especialmente devido à presença das baterias.
Uso e alocação das viaturas
Os 50 veículos serão utilizados em patrulhamentos e rondas estratégicas nas regiões da Sé, Vila Mariana, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e outras áreas de grande circulação na cidade. A iniciativa faz parte de um contrato de locação de cinco anos, com custo mensal de R$ 944.750,00, e reforça o Modelo de Policiamento Específico da GCM.
Com essas novas viaturas, o total de veículos disponíveis na região central da cidade chega a 245, apoiando as atividades de 2.100 agentes que atuam em rondas 24 horas.
Fontes: Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Segurança Urbana, REVO.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chrysler suspende desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico
Zeekr 007 GT: perua elétrica revelada com fotos e detalhes do lançamento
BYD Yuan Plus 2025: facelift traz novo design e mais equipamentos
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
BYD Dolphin Mini 2025: facelift trará novo design e mais tecnologia
Moura lança bicicleta elétrica com 100 km de autonomia
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024